Marca de vinhos de Melgaço apresenta gelado de aguardente de alvarinho na Festa do Espumante
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Marca de vinhos de Melgaço apresenta gelado de aguardente de alvarinho na Festa do Espumante



A marca de vinhos de Melgaço Dona Paterna, numa parceria com a marca Neveiros, vai dar a conhecer a sua mais recente criação: gelado de aguardente de alvarinho. A novidade vai ser apresentada na Festa do Espumante de Melgaço, que acontece de 25 a 27 de novembro.

Numa parceria com a conceituada gelataria portuense Neveiros, a marca de vinhos de Melgaço Dona Paterna vai apresentar e dar à prova o gelado de aguardente de alvarinho no próximo fim de semana. Foi em agosto passado que a Dona Paterna anunciou que em 2023 lançaria um gelado de alvarinho, mas chegou mais cedo e para a Festa do Espumante de Melgaço, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de novembro.


O resultado é uma harmonia perfeita entre o doce do gelado e o sabor da aguardente vínica de alvarinho, a Dona Paterna XO. Tem apenas três ingredientes - leite, açúcar e aguardente, na sua forma artesanal e natural. «É um gelado requintado, como a aguardente que lhe dá forma. Uma simplicidade com explosão de sabores.», garante a Neveiros.


O gelado de alvarinho Dona Paterna nasce da vontade da marca em inovar e apostar em novos segmentos. Recorde-se que, no início deste ano, a marca de Melgaço arriscou, em parceria com uma produtora local – Elisangela Castro, da Sabor do Céu - na criação de um ovo da Páscoa com aguardente Dona Paterna e em bombons de alvarinho Dona Paterna. «O alvarinho é muito versátil. Conseguimos com ele criar experiências sem que a autenticidade do seu sabor se perca. A aposta da nossa marca em novos produtos, como o foi o caso dos bombons e do ovo de Páscoa, e agora do gelado, é uma forma de potenciarmos ainda mais o valor desta nossa casta, o alvarinho. Acreditamos que assim conseguiremos chegar a um público maior e díspar.», atenta o produtor da Dona Paterna, Carlos Codesso, considerando que «Tenho a certeza de que mesmo os mais céticos e quem não aprecia aguardente não irão ficar indiferentes a este gelado. O resultado é excecional. Um gelado com caráter.»


«A tradição anda de mãos dadas com a criatividade nesta parceria entre a Neveiros e a Dona Paterna. Duas marcas históricas e pioneiras que prometem agora conquistar muitos fãs com esta combinação entre o sabor da aguardente, com o prazer de um gelado artesanal.», refere a marca de gelados portuense.


AGUARDENTE DONA PATERNA XO GALARDOADA COM MEDALHA DE OURO


Em abril passado, no âmbito do concurso «Os Melhores Verdes 2022», uma iniciativa promovida pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), a Aguardente Vínica XO de Alvarinho Dona Paterna foi galardoada com medalha de ouro, na categoria Aguardente de Vinho Verde.


A aguardente Dona Paterna XO é uma aguardente vínica, que resulta da destilação de vinhos da casta Alvarinho e com os cuidados que tal operação exige.


Assim como a aguardente Dona Paterna Velhíssima, também a Dona Paterna XO envelhece em cascos de carvalho, de diferentes origens e durante vários anos.


Apresenta-se de cor topázio, com aroma característico da madeira, dado o seu envelhecimento de anos em barricas de madeira, complexo e de sabor macio, estruturado e untuoso. O ex-libris da Dona Paterna neste segmento.





0 comentário
bottom of page