Melgaço convida para diferentes experiências para celebrar o Dia Mundial do Turismo
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Melgaço convida para diferentes experiências para celebrar o Dia Mundial do Turismo


Entrada gratuita nos espaços museológicos, provas de alvarinho, oferta de noites de acampamento em parques de campismo, descontos em atividades, visita a quinta de alvarinho, trilho pedestre e workshop sobre plantas aromáticas e medicinais do PNPG são as sugestões de Melgaço para assinalar o Dia Mundial do Turismo.

A efeméride assinala-se a 27 de setembro, mas Melgaço alarga as comemorações para o fim de semana seguinte: dias 1 e 2 de outubro.


A rota cultural vai permitir a visita a vários pontos do concelho, já que os espaços estão dispersos por Melgaço: Torre de Menagem, o Espaço Memória e Fronteira, o Museu de Cinema - Jean Loup Passek e o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro.


Os turistas poderão ainda visitar a Porta de Lamas de Mouro, umas das Portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), um espaço com exposição permanente sobre o contexto histórico-geográfico desta área protegida e ter uma experiência 360º através de uns óculos 3D: poderão visualizar um vídeo sobre a ocupação do território e da transumância (Brandas e Inverneiras). Poderão ainda visitar a Loja Interativa de Turismo (no centro da Vila de Melgaço).


No Solar do Alvarinho haverá a possibilidade para um brinde, com alvarinho. O espaço promove provas gratuitas, proporcionando ao visitante a oportunidade de provar os magníficos vinhos da região, num ambiente acolhedor.

Melgaço tem como mote "o destino de natureza mais radical de Portugal", por isso, o convite estende-se ainda para praticar atividades de desporto de natureza e radical com as empresas Montes de Laboreiro, Melgaço Radical, Ecotura, Coraltours e JustNatur. Se pretender pernoitar em Melgaço, existem descontos nos parques de campismo das Termas de Melgaço e de Lamas de Mouro. E ainda um Welcome Drink no restaurante Miradouro do Castelo e visita à Quinta de Soalheiro com prova de vinhos.


PROGRAMA DIA MUNDIAL DO TURISMO | 27 DE SETEMBRO


  • Entrada gratuita nos espaços museológicos de Melgaço


Horário dos Museus e da Porta de Lamas de Mouro

Abril – setembro: das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Outubro – março: das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00

Encerrados nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro, e todas as segundas-feiras e domingo de Páscoa.

A Oficina Temática da Porta de Lamas de Mouro encerra à segunda-feira, mas a receção está aberta ao público.


  • Provas de alvarinho no Solar do Alvarinho

27 de setembro e fim de semana de 1 e 2 de outubro


Horário do Solar do Alvarinho

Abril – setembro: das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00

Outubro – março: das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00

Encerra no domingo e segunda-feira de Páscoa, nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro.


INFORMAÇÃO: o Solar está a ser alvo de intervenções, pelo que o espaço provisório se situa no antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Melgaço, na Alameda Inês Negra (4960-561 Melgaço).


SOLAR DO ALVARINHO CONTINUA A SER O ESPAÇO PREDILETO PARA QUEM VISITA MELGAÇO


De janeiro de 2022 e até final de agosto, de acordo com os registos dos vários espaços, 25.984 turistas visitaram os espaços museológicos do concelho de Melgaço, a Porta Lamas de Mouro, a Loja Interativa de Turismo e o Solar do Alvarinho. O Solar do Alvarinho continua a ser o espaço predileto: 6.635 visitantes.


Segue-se a Torre de Menagem – 6.361; a Porta de Lamas de Mouro – 3.539; a Loja Interativa de Turismo – 2.573; o Museu de Cinema Jean Loup Passek – 2.081; o Espaço Memória e Fronteira – 1.854; o Museu de Castro Laboreiro – 1.706; e a Biblioteca de Castro Laboreiro – 1.235.

MELGAÇO É O ÚNICO MUNICÍPIO DO PNPG COM A DISTINÇÃO DE DESTINO TURÍSTICO SUSTENTÁVEL


Melgaço é, neste momento, o único município situado no Parque Nacional Peneda Gerês – PNPG com a distinção de Destino Turístico Sustentável. «Assumirmos um rumo cada vez mais sustentável para Melgaço é um propósito com impactos enormes no futuro do nosso território único e da nossa comunidade», realça o autarca de Melgaço, Manoel Batista. É nesta visão que se enquadra a certificação de Melgaço como destino turístico sustentável segundo os critérios definidos pela Global Sustainable Tourism Council – GSTC – órgão máximo na definição e gestão dos padrões mundiais para o turismo sustentável.

«O Turismo está no nosso ADN. Por isso, apostamos num Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo que definiu os caminhos a percorrer para a afirmação e diferenciação como destino turístico. Criámos a marca Descubra Melgaço e posicionámo-nos como o destino de natureza mais radical de portugal, recebemos o selo de prata da Earthcheck – órgão acreditado pela Global Sustainable Tourism Council (GSTC) para certificar destinos turísticos e alcançamos a certificação como destino turístico sustentável, tornando o nosso concelho Best Practice Internacional, ao nível das emissões de gases com efeito de estufa, consumo de água potável e resíduos sólidos enviados para aterro.», realça Manoel Batista.



0 comentário
bottom of page