Melgaço tem mais Pop-Up
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Melgaço tem mais Pop-Up



Projeto "Melgaço Tem Pop-Up" tem impulsionado a atividade comercial da vila. Sábado, dia 13 de novembro, são inauguradas mais quatro lojas, por volta das 11h30.


O programa tem vindo a granjear a confiança de novos senhorios aderentes ao programa MELGAÇO TEM POP-UP, que têm entregado os seus espaços para ocupar graciosamente. Neste enquadramento, Melgaço terá agora 19 espaços no âmbito deste projeto. A inauguração acontece pelas 11h30 e o Largo Hermenegildo Solheiro é o ponto de encontro da iniciativa.

O programa Urbact/ RegrowCity, Melgaço Tem Pop-Up, encerrou em julho passado, numa cerimónia que contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Fruto do sucesso deste programa e da dinâmica que imprimiu à Vila da Melgaço, o Presidente da Câmara, Manoel Batista, decidiu dar continuidade ao mesmo. «Nunca algo de semelhante tinha sido antes tentado. Esta foi uma aposta arriscada e ambiciosa, com obstáculos que se anteviam difíceis de transpor, mas que quisemos enfrentar, enquanto desafio que urgia assumir em prol do território e das gentes de Melgaço. Cedo percebemos que aderir ao Programa URBACT implicaria um forte e profundo envolvimento de todas as partes da sociedade melgacense, fazendo os seus mais ativos atores e agentes participar dos processos de decisão e ação. Numa gestão urbana (e territorial) moderna, endereçando por vezes problemas antigos e complexos, como é o caso do declínio prolongado (de que sabemos padecem grande parte das vilas e cidades do interior e da Europa), há que ter a coragem de envolver e comprometer, diria mesmo coresponsabilizar a sociedade civil, empoderando os atores, mas também promovendo a iniciativa e participação na experimentação de soluções, tantas vezes arriscadas.», considera Manoel Batista.


«O trabalho conjunto aqui desenvolvido apresenta resultados incontornáveis no relançamento da vida urbana, seja na dinamiz


ação do tecido comercial/económico, novo e já anteriormente instalado, mas também na reanimação do espaço público (onde na requalificação a autarquia tem empreendido grandes investimentos) assim oferecendo um ambiente urbano mais diverso e rico para residentes e visitantes. Esta é uma realidade reconhecida e elogiada pelos parceiros europeus, mas sobretudo pela sociedade melgacense, que interiorizou a mais-valia e eficácia deste nosso MELGAÇO TEM POP-UP, continuando a abordar-nos com constantes propostas de empreendedorismo e “oferta” de espaços a associar ao programa e prova disso são estas novas quatro lojas que agora abrem», refere autarca.


19 PROJETOS DE NEGÓCIO / ATIVIDADES

Desde que arrancou em 2019, o progra




ma Me


lgaço Tem Pop-Up foi alavancando Melgaço: concretizaram-se 15 projetos de negócio / atividades, contando, nomeadamente, com 13 projetos lojistas e duas lojas âncoras com atividades de IPSS, artistas, e demais sociedade civil, juntando-se agora quatro novas lojas. Destes seis maturaram o modelo de negócio e transitaram já em permanente/definitivo, sejam em espaços inicialmente afetos ao programa, seja em lugar próprio fora deste:

- Bolos e Bolinhos Gourmet (Bernardete Pereira)

- Loja de Antiguidades (Ana Maria Gregório)

- Elisangela Castro na loja âncora_ primeiro projeto

- Cantinho da Bé (Eduarda Nabeiro)



- Sabor do Céu (Elisangela Castro)

- LP Alumínios (Leonel Pires)

- Old Street Studio (Joana Reinales)

- Story Board – Photography (Tiago Fernandes)

- Diversidade De Fotografias (Carla Sousa)

TOTAL DE PROJETOS JÁ DEFINITIVOS: 9

- Bolos e Bolinhos Gourmet (Bernardete Nabeiro)



- Cantinho da Bé (Eduarda Nabeiro)

- Sabor do Céu (Elisangela Castro)

- LP Alumínios (Leonel Pires)

- Old Street Studio (Joana Reinales)

- Sapataria Alves (Cindy Castro)

- Artpaulabijus (Paula Ferreira)

- Estética (Flávia Oliveira)

- Roscas de Melgaço (Madalena Barbosa)

Toda esta dinâmica é, inequivocamente, reveladora do mérito e efeitos benéficos no incentivo ao empreendedorismo e reanima


ção da dinâmica comercial da Vila de Melgaço e a prática do município tem sido referida como um caso de sucesso. Recentemente, num estudo sobre as Redes de Transferência URBACT o projeto MelgaçoTemPopUp é distinguido. «Melgaço tem sido um excelente parceiro da Rede Re-GrowCity. De longe, tem excedido as suas próprias expectativas para a transferência das boas práticas, contribuindo também para melhorias nas atividades da cidade líder de Boas Práticas, Altena.» Pode ler-se, no documento, conduzido pelo perito URBACT Matthew Baqueriza Jackson.




0 comentário
bottom of page