Microsoft e GNR celebram 10 anos de Internet Mais Segura com novas ações de sensibilização pelo país
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Microsoft e GNR celebram 10 anos de Internet Mais Segura com novas ações de sensibilização pelo país

A Microsoft Portugal e a Guarda Nacional Republicana (GNR) juntam-se, pelo décimo ano consecutivo, para assinalar o Dia da Internet Mais Segura, marcado para o próximo dia 7 de fevereiro. A sessão comemorativa terá lugar na próxima 4.ª feira, nas salas dos cinemas NOS do CascaiShopping, pelas 9h30, onde estarão cerca de 400 crianças e 100 seniores.





rapariga navegando na Internet com phones nos ouvidos

Marcarão presença nesta sessão, Andrés Ortolá, Diretor-Geral da Microsoft Portugal; Coronel Tirocinado Gonçalo Nuno Silva Gonçalves de Carvalho da Guarda Nacional Republicana; Pedro Veiga, Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança; Carla Bonito, Diretora do CascaiShopping; Carlos Soares, Diretor de Operações dos Cinemas NOS; Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais e Nuno Santos, gerente do McDonald’s do CascaiShopping, entre outros altos representantes de organismos públicos.


Andrés Ortolá, Diretor-Geral da Microsoft Portugal, destaca: "Dez anos após a primeira iniciativa conjunta com a GNR, continuamos a acreditar que estas sessões têm permitido sensibilizar, alertar e formar alunos, pais e educadores para os riscos do mundo digital, tendo em conta a progressiva exposição e utilização de ferramentas tecnológicas pelos mais jovens. Apostar na literacia digital é ter a consciência de que estamos a potenciar o conceito de cidadania através do respeito mútuo, de igual forma no mundo físico como no mundo digital. Estamos empenhados em trabalhar com a GNR, com a comunidade escolar e a sociedade em geral para sensibilizar os portugueses para a importância da segurança digital e riscos, num mundo em que a linha entre o real e virtual é cada vez mais ténue."


De acordo com Gonçalo Carvalho, Coronel Tirocinado da GNR, "esta parceria entre a GNR e a Microsoft, que celebra este ano uma década de existência, traduz-se no que de melhor o conceito de Policiamento Comunitário representa para a comunidade, um trabalho conjunto, multidisciplinar, integrado, colaborativo, iminentemente centrado nas pessoas e, neste caso, com um especial carinho, centrado nas nossas crianças, jovens e idosos. Deste modo, continuaremos incansavelmente, uma vez mais, lado-a-lado com a Microsoft Portugal, a sensibilizar para os riscos e perigos associados ao ambiente digital, potenciando a utilização responsável das infindas potencialidades que este ambiente atualmente proporciona, para que assim, possamos contribuir todos para uma comunidade mais humana, inclusiva, solidária e segura.”


As sessões gratuitas serão dirigidas a estudantes do ensino básico e secundário de todo o país, e através de mais de 400 militares da GNR e de mais de 100 voluntários da Microsoft Portugal. O objetivo é chegar ao maior número de escolas e alunos possíveis, onde os militares da estrutura de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário desenvolvem o Programa “Escola Segura”, sendo que, em toda a sua área de ação, em todo o país, a Guarda Nacional Republicana tem à sua responsabilidade 618.057 alunos, em 4201 escolas.


Durante os próximos meses, as duas entidades vão desenvolver um conjunto de ações de sensibilização junto de instituições de ensino, para alunos, professores e encarregados de educação, e comunidade sénior, com o propósito de reforçar a literacia digital e sensibilizar para os princípios básicos de segurança na Internet a nível nacional.


As ações de sensibilização serão realizadas por militares e por voluntários da Microsoft Portugal, que terão a oportunidade, durante este ano, de abordar temas como a importância da Cidadania Digital, a Inteligência Artificial e como esta pode ajudar no dia a dia, os perigos da desinformação e das notícias falsas, cyberbullying e o furto de identidade, a privacidade e segurança dos dados e a dependência da internet.


Microsoft Portugal é membro fundador do Consórcio da Internet Segura e há dez anos consecutivos que se associa à GNR para assinalar, em fevereiro, o mês da Internet Mais Segura. Durante esta iniciativa, que arrancou em 2014, destacam-se os seguintes dados:

372.274 alunos envolvidos do 1.º ao 3.º ciclo de ensino

34.553 professores e encarregados de educação

4232 sessões de norte a sul do país

1973 escolas envolvidas nas sessões de sensibilização

4893 voluntários envolvidos da Microsoft e GNR.

 

De acordo com a atualização do estudo anual da Microsoft, Online Safety Survey 2024, 67% dos inquiridos experimentaram pelo menos um risco no último ano, sendo o sexo feminino quem mais reporta nas diversas tipologias de risco, nomeadamente em termos de conteúdos com teor sexual, onde a diferença é de 6% em comparação com o sexo masculino (25% vs 19%). A incapacidade de limitar o tempo online é o grande desafio para os pais, com 66% dos adolescentes a referirem pelo menos um comportamento aditivo no ano passado. A desconfiança na utilização da internet aumentou 3% face a 2023 e situa-se neste momento nos 45%. Os dados mostram ainda que 87% dos inquiridos assume preocupação com o tipo de utilização que é feita com recurso a IA, sobretudo no que toca a fraudes, burlas ou deepfakes. Nos principais riscos identificados, destacam-se a desinformação (50%); riscos pessoais (44%), como discurso de ódio, cyberbullying, assédio, abuso e ameaças de violência e conteúdo violento (34%), como violência gráfica, conteúdo terrorista e extremista.





0 comentário
bottom of page