Miguel Gonçalves é o novo presidente da Secção Europeia da Society for Psychotherapy Research
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Miguel Gonçalves é o novo presidente da Secção Europeia da Society for Psychotherapy Research


Professor catedrático e presidente da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Miguel Gonçalves vai presidir a Secção Europeia da Society for Psychotherapy Research (SPR), uma das principais associações internacionais de investigação em psicoterapia.

A tomada de posse para o mandato de dois anos decorre durante a 9ª Conferência da SPR Europe, que se realiza de 21 a 24 de setembro em Roma, na Itália.


A psicoterapia é o tratamento de primeira linha para uma diversidade de perturbações psiquiátricas, sendo usada também em conjugação com o tratamento farmacológico. A SPR nasceu em 1970 com o objetivo de incentivar a investigação na área, desenvolvendo a base empírica da psicoterapia e o seu valor enquanto ciência aplicada, com o objetivo final de melhorar a sua eficácia. Este organismo conta com mais de 1100 membros em todo o mundo, sendo que quase metade deles é da Europa. A SPR tem dinamizado bolsas científicas, conferências, workshops, parcerias e publicações científicas.


Miguel Gonçalves é licenciado em Psicologia pela Universidade do Porto e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho (UMinho), onde leciona desde 1992. Na UMinho, preside a Escola de Psicologia e foi diretor do Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi), diretor do doutoramento em Psicologia Aplicada e ainda presidente da Comissão de Ética para a Investigação em Ciências Sociais e Humanas, do Conselho de Ética da UMinho. No âmbito da sua atividade científica, tem estudado o processo de mudança em psicoterapia e já publicou mais de 150 artigos, capítulos e livros internacionais.






0 comentário
bottom of page