Ministra da Segurança Social garante comparticipação para alargamento de Lar em Viana do Castelo
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Ministra da Segurança Social garante comparticipação para alargamento de Lar em Viana do Castelo


A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, marcou hoje presença na Sessão de Assinatura e Entrega dos Contratos de Comparticipação Financeira do PARES 3.0. – Programa da Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, que inclui a candidatura da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo para alargamento do Lar de S. Tiago.



A candidatura da Santa Casa, que visa apoiar a população idosa, corresponde à comparticipação de Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI), num investimento de quase 345 mil euros, sendo 235 mil euros investimento público.


Este apoio, refere o Município, "permitirá o alargamento da resposta social de ERPI no seu Lar de S. Tiago, em Monserrate. Esta é uma Estrutura Residencial para Pessoal Idosas com capacidade para 54 residentes e esta candidatura permitirá a construção de mais oito quartos (sete individuais e um de casal), passando a ter 63 vagas."


”Considera-se que esta candidatura é de elevada pertinência pois permitirá dar resposta a uma vasta lista de espera, bem como à necessidade crescente de cuidados de saúde e assistência às pessoas idosas. Do ponto de vista da sustentabilidade, poderá contribuir para a continuidade da instituição em termos de viabilidade económica. Com o alargamento desta resposta social prevê-se a criação de 2 a 3 novos postos de trabalho”, foi referido no Parecer do Núcleo Executivo da Rede Social de Viana do Castelo, que deu um parecer favorável à implementação da candidatura.


A Ministra da Segurança Social afirmou um “profundo agradecimento” ao setor social durante a pandemia, que se “reinventou” e soube trabalhar em conjunto com a Segurança Social, os municípios e as diversas instituições. “Estes PARES 3.0 surgiu em plena pandemia, identificamos as áreas estratégicas e visou dar resposta às fragilidades que a pandemia evidenciou”, garantiu. “Ficou evidente que era preciso requalificar espaços e alargar a capacidade de resposta”, assumiu a governante. “A pandemia deu-nos muitas lições e esta enorme legitimidade para priorizar a área social”, frisou Ana Mendes Godinho.


“Estamos aqui a celebrar este compromisso de responsabilidade conjunta. Associamos o investimento a este acordo de colaboração entre o Estado e as instituições, o que também é importante em termos de sustentabilidade das próprias IPSS” - Ana Mendes Godinho

Já o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, reconheceu “todo o trabalho que é feito pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que tanto trabalho têm feito na área social, de forma muito particular nestes últimos dois anos”.

O edil destacou “o trabalho extraordinário no período da pandemia, para dar resposta às necessidades do território”, assegurando que “as nossas IPSS fazem um trabalho transversal, desde a infância à terceira idade, que o Estado e o Município reconhecem”. “Somos parceiros das IPSS e, na medida do que nos é possível, queremos apoiar as instituições e ajudá-las a ultrapassar os desafios que vão surgindo”, realçou.


No distrito de Viana do Castelo foram aprovadas um total de 12 candidaturas, que representam um investimento global de 14,807 milhões de euros, sendo o investimento público de 9,853 milhões que vai beneficiar 594 lugares a serem intervencionados para 17 respostas sociais.



0 comentário
bottom of page