top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Município de Monção e ICNF preservam e valorizam a floresta com ações de limpeza

Os trabalhos de limpeza da rede viária florestal decorrem em diferentes locais do concelho, de forma a minimizar os riscos de incêndio, salvaguardando pessoas e bens.




máquina de rasto, abrindo um caminho. Homem em primeiro plano fotografando

A Câmara Municipal de Monção tem encetado medidas de prevenção, limpeza e vigilância, bem como ações de sensibilização junto das comunidades locais, num "grande esforço e atenção à preservação e valorização da floresta no território concelhio", frisa o município em comunicado.


Assim, no âmbito de um protocolo de colaboração entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Câmara Municipal de Monção realizam-se trabalhos de limpeza da rede viária florestal em diferentes áreas geográficas do concelho.

As intervenções em curso têm como objetivo a "beneficiação de caminhos florestais existentes e a criação de faixas de gestão de combustíveis (zonas de prevenção e segurança contra incêndios)", explica acrescentando que "o objetivo geral consiste na minimização de riscos de fogos florestais, salvaguardando pessoas e bens."

De acordo com o Município de Monção, na semana passada, elementos da Câmara Municipal de Monção e do ICNF fizeram o ponto da situação dos trabalhos já finalizados e em fase de execução, deslocando-se a diversos locais do concelho, tomando contacto com o andamento das intervenções.

homens e mulheres junto a um jipe amarelo, estacionado junto a um tanque florestal

"Com os incêndios avassaladores de outubro de 2017 na memória coletiva dos monçanenses, estas ações preventivas, à semelhança de outras levadas a cabo nos últimos anos, fazem parte de um conjunto de medidas constantes no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.", ressalva o município.

Em suma, conclui, "pretende-se corporizar uma intervenção criteriosa focada na descontinuidade das formações vegetais, diminuindo, por um lado, a superfície percorrida pelos incêndios florestais e, aumentando, por outro, a capacidade de intervenção dos “soldados da paz” no combate às chamas."






0 comentário

Comments


bottom of page