top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Município de Ponte de Lima integra campanha de solidariedade “Missão Ucrânia”



ree

O Município de Ponte de Lima, em conjunto com a CIM Alto Minho, promove a campanha “Alto Minho Solidário – Missão Ucrânia”, que visa a recolha de bens essenciais a favor do povo ucraniano.


Esta campanha intermunicipal de solidariedade está a ser dinamizada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), em conjunto com os dez municípios que a integram, o CDOS (Comando Distrital de Operações e Socorro) de Viana do Castelo e o Banco Alimentar de Viana do Castelo. Para além da angariação de bens essenciais, compreende igualmente outras ações para provisão de ajuda humanitária às vítimas do conflito, como o acolhimento nos respetivos municípios.


No Município de Ponte de Lima, os donativos podem ser entregues no quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, de segunda-feira a domingo, entre as 9h e as 18h.


À população, associações e instituições do Alto Minho são pedidos produtos alimentares, com prioridade para cereais (trigo, milho, trigo sarraceno, aveia), alimentos enlatados (peixe e carne), salsichas de armazenamento longo, queijos duros, embalagens de biscoitos, nozes e frutos secos, conforme indicações dadas pelo Consulado da Ucrânia, no Porto. São também prioritários artigos de saúde, como compressas estéreis em embalagens individuais (com componente elástico de compressão de primeiros socorros), ligaduras e gaze (estéril), ligadura oclusiva torácica (em gel), fita adesiva (não-tecido), luvas de nitrilo (não-estéreis), cobertor térmico (em polietileno), meios mecânicos para parar hemorragias (garrotes, pomadas hemostáticas), tubos nasofaríngeos (tubos de guedel com lubrificante) e tesouras para cortar roupa e sapatos.


A Câmara Municipal de Ponte de Lima, no seu website, lançou uma página onde quem pretende ajudar e quem precisa de ajuda pode encontrar a informação necessária aqui.


A CIM Alto Minho realizou uma reunião com entidades sub-regionais do Alto Minho (ULSAM, Delegação do SEF de Viana do Castelo, Centro Distrital de Segurança Social e Delegação de Viana do Castelo da Cruz Vermelha Portuguesa) para uma resposta concertada entre todos ao nível do acolhimento, integração, alojamento e cuidados de saúde a cidadãos ucranianos. Desta forma, a CIM Alto Minho colaborou com o Centro Distrital de Segurança Social, no levantamento da capacidade de alojamento temporário no Alto Minho, quer de gestão municipal, quer de iniciativa privada, totalizando, até ao momento, uma capacidade para acolher 314 pessoas, sendo que este número poderá ser aumentado em função da necessidade e da adesão de mais privados.


A unidade de missão intermunicipal cujo objetivo passa pela implementação e articulação de iniciativas aprovadas no âmbito do plano de ação integrado à escala Intermunicipal para provisão de ajuda humanitária ao povo ucraniano, está já a trabalhar num conjunto de propostas de base local e articuladas à escala sub-regional no sentido de promover atividades de gestão e acompanhamento de cidadãos ucranianos encaminhados para o Alto Minho.



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Publicidade

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Doar com PayPal

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

©2025 Peneda Gerês TV

bottom of page