Músico Paulo Praça vem "Ler Cinema" a Paredes de Coura | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Músico Paulo Praça vem "Ler Cinema" a Paredes de Coura

O músico Paulo Praça, conhecido por ter integrado projetos como os Turbo Junkie e Amália Hoje, ou ter colaborado com os The Gift, é o convidado da edição desta quinta-feira, 22 de junho, pelas 21h30, do Ler Cinema, que traz ao Centro Cultural de Paredes de Coura a curta ‘Catraias’, de Tânia Dinis, bem como a obra cinematográfica de Quentin Tarantino, ‘Pulp Fiction’.




homem vestido de roupas clássicas, pretas, com camisa branca e chapéu preto

A presença de Paulo Praça nesta sessão de Ler Cinema insere-se na linha editorial deste formato com curadoria de Paulo Pinto, que procura trazer a Paredes de Coura conhecidos nomes da música, literatura, artes plásticas, política e cultura para falar sobre os filmes que os marcaram.


Assim, este encontro mensal com a presença do cinema e da palavra, contará com a projeção de ‘Catraias’ e ‘Pulp Fiction’ e a enriquecedora leitura de Paulo Praça, que também acaba de lançar ‘Baloiço’, caracterizado pelo próprio como um… “elogio à vida”.


CATRAIAS

DURAÇÃO: 15 minutos

SINOPSE: Catraias é um filme-ensaio, que combina o caráter ficcional e documental. Uma reinterpretação livre de registos íntimos, fugazes, subtis, e o confronto com os mesmos, numa etnografia de interior, que parte das memórias, das histórias de duas mulheres que fizeram do mar a sua vida. Ou a vida, que se transformou em mar.


PULP FICTION

DURAÇÃO: 150 minutos

SINOPSE: Uma história, composta por várias histórias, contada de trás para a frente, com todo o ritmo de Quentin Tarantino. Os episódios têm todos uma ação própria, mas estão sempre, de uma forma ou outra, interligados. “Pulp Fiction” é um surpreendente “thriller” policial, onde o modernismo se funde com as sangrentas atmosferas dos clássicos dos anos trinta e quarenta. Tarantino vai desenhando genuínas, irónicas e cruéis atmosferas de marginalidade no meio do mais vulgar quotidiano. E depois, para completar, coloca nesses ambientes assassinos profissionais, “gangsters” implacáveis, miúdas desmioladas, pugilistas de terceira, sádicos de bairro e assaltantes românticos. Uma mistela que lhe valeu a Palma de Ouro em Cannes e várias nomeações para os Óscares, tendo conquistado o de melhor argumento original, e que o impôs como um dos mais talentosos cineastas da sua geração. O filme marca ainda o regresso em grande de John Travolta e conta com as excelentes interpretações de Samuel L. Jackson, Bruce Willis, Uma Thurman, Harvey Keitel e Maria de Medeiros.


Dia 22 de junho | 21h30 | Centro Cultural de Paredes de Coura

Entrada: 3,5€


A PEQUENA SEREIA

Ainda no âmbito da habitual programação do Centro Cultural, este fim de semana está em projeção o filme ‘A Pequena Sereia’, dirigido por Rob Marshall. A aventura da sereia Ariel, protagonizada por Halle Bailey, pode ser vista este sábado e domingo, com projeções às 15 e 22h00 e 15 e 17h30, respetivamente.

sereia de cabelos ruivos e pele mulata, no fundo do mar, olhando para cima
A Pequena Sereia - The Little Mermaid (2023)

SINOPSE: A sereia Ariel (Halle Bailey), filha mais nova de Tritão (Javier Bardem), o poderoso rei da Atlântida, aborrece-se com a vida no mar e vive fascinada pelo mundo à superfície. Por causa disso, sempre que tem oportunidade, sobe à tona de água para espreitar o céu e tudo o que por ali acontece. Numa certa noite de tempestade, assiste à destruição do navio onde se encontrava o príncipe Eric (Jonah Hauer-King), legítimo herdeiro do trono dos humanos. Ao vê-lo quase morrer afogado, salva-o. Rendida aos seus encantos e determinada a reencontrá-lo, Ariel dirige-se à mais profunda e perigosa zona do mar em busca de Ursula (Melissa McCarthy), uma bruxa famosa pelas suas poções mágicas. As duas fazem um pacto: em troca da sua voz cristalina, Ariel será transformada numa pessoa de carne e osso durante três dias. Mas a bruxa tem planos maléficos para a pequena sereia e para o rei seu pai.

DURAÇÃO: 135 minutos Classificação: 6 anos Versão Portuguesa


Horário: Dia 24 - 15h00 e 22h00 Dia 25 - 15h00 e 17h30




0 comentário
bottom of page