O TRAIL mais a Norte de Portugal está de regresso
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

O TRAIL mais a Norte de Portugal está de regresso

Melgaço Alvarinho Trail - Quintas de Melgaço acontece no próximo domingo, 23 de maio, e conta com cerca de 1300 participantes



Depois de ver cancelada a prova de 2020, em virtude da situação pandémica, o Melgaço Alvarinho Trail está agora de regresso: no dia 23 de maio (domingo) cerca de 1300 entusiastas percorrerão os trilhos do destino da natureza mais radical de Portugal, Melgaço. De forma a garantir todas as condições de segurança o evento teve de ser readaptado e os atletas irão nesta edição partir em tempos diferentes, divididos por grupos. Toda a organização do evento foi articulada com a Direção Geral da Saúde.



Os percursos propostos aos participantes são um Ultra Trail de 48Km (inserido no Circuito Nacional de Ultra Trail Séries 150, da ATRP), um Trail Longo de 27Km (inserido no Circuito Nacional de Trail Longo Séries 100, da ATRP) e um Trail Curto de 19Km e ainda uma caminhada de 15Km, para percorrer Melgaço de uma forma mais descontraída e desfrutar das paisagens. As provas arrancam no Centro de Estágios de Melgaço: a primeira terá início pelas 8h e o evento termina por volta das 17h, com as cerimónias de entrega de prémios a iniciar às 14h30. O regulamento da prova pode ser consultado aqui.


MEDIDAS ADOTADAS EM VIRTUDE DA SITUAÇÃO PANDÉMICA

De forma a garantir a máxima segurança, a organização adotou uma série de medidas, nomeadamente: medição da temperatura; desinfeção das mãos com solução SABA; delineação de trajetos de circulação para que a distância social seja assegurada; o acesso ao local de partida/chegada só será autorizado a atletas e autoridades competentes, onde irá existir um cordão sanitário; sinalização com indicações; o serviço do secretariado funcionará desde sábado (das 14 às 21h e no domingo das 06h30 às 08h30); e as partidas das provas estarão divididas em blocos para assegurar que não existam aglomerações, garantindo o distanciamento social. Os atletas são ainda obrigados a assinar um termo de responsabilidade da DGS, onde se comprometem a seguir todas as regras e medidas impostas.

Em virtude das novas medidas adotadas, e como acontecia nos últimos eventos, nesta edição não haverá pequeno-almoço; solo duro; banhos no final da prova; e reforço especial.


MELGAÇO TEM CONDIÇÕES DE EXCELÊNCIA

Entre montanhas e planícies, subidas e descidas, do Rio Minho, a menos de 40 metros de altitude, ao Planalto de Castro Laboreiro, onde se superam os 1.300 metros de altitude, os atletas terão condições de excelência. Ao longo dos vários percursos, os atletas poderão contemplar as maravilhas que Melgaço ostenta: as Pesqueiras Milenares do Rio Minho, os Caminhos e Pontes Romanas, as Aldeias Típicas, os Trilhos, as Paisagens sobre os Vales dos Rios, Minho, Trancoso e Mouro, sobre a vizinha Espanha até ao Planalto Castrejo, onde se encontram dezenas de Dolmens, o Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG), onde se encontra a Porta de Lamas de Mouro, e vários monumentos como os Castelos de Melgaço e Castro Laboreiro, Conventos e Igrejas Centenárias, Museus, Termas, entre outros. Este ano, o evento passará pelas freguesias da Vila, Prado, Roussas, S. Paio, Lamas de Mouro, Castro Laboreiro e Fiães.


O MELGAÇO ALVARINHO TRAIL É MUITO MAIS DO QUE CORRER OU CAMINHAR: POTENCIA E VALORIZA A REGIÃO

A primeira edição do Melgaço Alvarinho Trail (MAT) começou com cerca de 250 atletas e na última edição (2019) contou com cerca de 1700. Os participantes deslocam-se à região mais a norte de Portugal, Melgaço, não só para um trail com percursos exigentes, mas também para desfrutarem das paisagens soberbas, da tranquilidade da natureza, assim como da deliciosa gastronomia, acompanhada pelo ex-libris da região, o vinho alvarinho.


Em 2019, o trail contou com a participação de atletas oriundos de Portugal, de Espanha e também de outros países. Elogiaram o evento e os percursos: «Obrigado Melgaço, que grande prova aqui têm! Adoro correr no Alto Minho, as paisagens são espetaculares, os trilhos são do melhor que há», referiu um dos participantes da edição anterior.


José Adriano Lima, Vereador do Desporto considera que Melgaço é «uma referência para a prática de desportos de aventura e de desporto, quer de cariz competitivo e/ou de lazer» e que o MAT tem vindo a valorizar a economia local: «O MAT potencia e valoriza Melgaço. É um impulsionador de novas transações comerciais. Quem vem quer conhecer a região, a gastronomia, a cultura, a história, os costumes, e isso acaba por ter impacto no tecido económico local. E mais tarde acabam por vir visitar o concelho numa estadia mais prolongada. Vamos continuar a apostar no desporto».


A iniciativa é organizada pela Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer, EM e conta com o apoio do Município de Melgaço e de diversas entidades. Pelo terceiro ano consecutivo, as Quintas de Melgaço voltam a ser o patrocinador oficial do evento, associando-se ao nome do mesmo.

0 comentário
bottom of page