Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Paredes de Coura disponibiliza plataforma digital única na UE para dúvidas e pré triagem à COVID 19

O Município de Paredes de Coura deliberou implementar novas medidas de prevenção e contenção da infeção por COVID 19, disponibilizando gratuitamente a todos os residentes no concelho uma plataforma digital para esclarecimento de dúvidas de saúde, no âmbito de uma parceria com a Escola de Medicina da Universidade do Minho.

Esta plataforma digital P5, disponível em www.p5.pt , permite o esclarecimento de dúvidas de saúde ao nível da prevenção, orientação e podendo inclusive servir de pré triagem à infeção por COVID 19 antes do recurso à linha oficial do SNS24 (808 24 24 24). Este projeto de Medicina Digital P5 é único ao nível da União Europeia e em todo o Mundo apenas é partilhado por mais dois países.


“Estamos a fazer tudo o que podemos para combater este surto. Temos de nos manter unidos e encontrar esperança no meio destes dias sombrios. O que temos de fazer em primeiro lugar é conter esta infeção para evitar que os serviços de saúde entrem em rutura”, explicou Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura reforçando que “o mais importante é travar a progressão do vírus”.


Para além da disponibilização do acesso à plataforma de Medicina Digital P5, o Município de Paredes de Coura decidiu também ceder dois equipamentos municipais com 45 camas ao Centro de Saúde de Paredes de Coura para utilização por parte dos profissionais de saúde, bem como apoiar a aquisição de material de proteção individual para os profissionais de saúde e material desinfetante para as instalações da USF.


Apoio a idosos, doentes crónicos ou com especial vulnerabilidade

Num outro âmbito, o Município disponibiliza-se a fornecer refeições gratuitas às entidades de saúde, bombeiros, GNR, forças de segurança, proteção civil ou equivalentes, da mesma forma que em articulação com as Juntas de Freguesia apoiará os idosos, doentes crónicos ou com especial vulnerabilidade e sem retaguarda familiar que necessitem de apoio no acesso a bens de primeira necessidade, nomeadamente medicamentos, alimentos, água, etc.


Vitor Paulo Pereira reforça a ideia que “não devemos entrar em pânico. Sei que todos temos medos e receios, mas meus queridos amigos: coragem não é ausência de medo. Coragem é trabalharmos em prol do bem comum”, concluiu.


#social #covid19 #coronavirus

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

©2020 Peneda Gerês TV