Paredes de Coura inaugurou Elevadora – Centro de Capacitação Empresarial
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Paredes de Coura inaugurou Elevadora – Centro de Capacitação Empresarial



“Na verdade, não somos verdadeiramente uma Câmara Municipal. O nosso modo de governança e de ação aproxima-se mais de uma start-up política ou social que segue a inovação e os desafios para melhorar a vida das pessoas do que propriamente de uma instituição política formal, que apenas se preocupa em fazer o esperado e manter-se no poder”, assumiu Vitor Paulo Pereira na inauguração da incubadora de empresas Elevadora – Centro de Capacitação Empresarial de Paredes de Coura, que resultou da requalificação do Mercado Municipal, num investimento que ultrapassou 1 milhão de euros.



Antes, já o secretário de Estado do Planeamento havia feito os maiores elogios ao autarca courense: “tem a capacidade de imaginação de um homem que pode transformar o território”, sublinhou Ricardo Pinheiro, ilustrando com o facto de ser um território raiano que “necessita permanentemente de estar a criar e conquistar as pessoas que estão à volta. Para Paredes de Coura não há dificuldades quando as dificuldades aparecem”.


“Não ficamos parados a gerir Covid”

Na visita ao novo espaço Elevadora, Vitor Paulo Pereira deixou claro que apesar da pandemia o seu executivo nunca perdeu o foco: “Não ficamos parados a gerir Covid”, explicando que “foi neste tempo difícil que conseguimos implantar em Paredes de Coura a primeira fábrica de vacinas do país, que abrirá as portas a muitos jovens licenciados que poderão viver e trabalhar em Paredes de Coura, numa área altamente inovadora e profissionalmente gratificante”.


O presidente da Câmara acrescenta que este investimento coloca Paredes de Coura no “centro da inovação e da competitividade territorial ao permitir a criação de um novo polo de biotecnologia entre o Norte de Portugal e Galiza”. Mas também foi neste período pandémico que os courenses viram ser criada a cobertura integral do concelho com fibra ótica ou até a substituição de luminárias “tradicionais” por luminárias Led, traduzida por uma grande poupança orçamental, eficiência energética e ganhos ambientais.


Entretanto, ultimam-se as obras de expansão e requalificação do Parque Empresarial de Formariz e a preparação do projeto que levará à criação da 3ª Zona Industrial de Paredes de Coura, que nascerá na freguesia de Linhares. Sem esquecer, contudo, a nova ligação ao Parque Empresarial de Castanheira, que continuará a ser competitivo e com muita vitalidade.


“Em nome de um sonho maior que é Paredes de Coura”

“Nós não queremos apenas conseguir coisas que muitos consideravam possível. Nós queremos mudar Paredes de Coura, queremos mudar o mundo, o seu mundo. O futuro do território não está dependente da nossa posição no país relativamente ao centro, mas sim da nossa capacidade de criar ou da nossa capacidade de desafiar o destino”, insistiu Vitor Paulo Pereira, sustentando que que “o objetivo não é fazer política. O nosso objetivo é realizar os sonhos que começam no coração e acabam nas mãos. No fundo, estamos sempre tentados a fazer coisas que nos assustem, sempre em prol de todos os courenses e em nome de um sonho maior que é Paredes de Coura”.


A Elevadora – Centro de Capacitação Empresarial de Paredes de Coura nasceu no espaço do Mercado Municipal, cuja abertura ao público data de 1990, e foi recentemente alvo de obras de requalificação. Reúne escritórios individuais, “co-working” e “open-office”, pensados para empresas na área tecnológica, num edifício que agora ganhou melhores condições de funcionalidade e conforto, traduzido no alargamento das valências disponíveis para empreendedores, comerciantes e comunidade, que também dispõem não só de um novo espaço comercial e de serviços, como de uma área envolvente mais apelativa que convida a população ao lazer e à prática desportiva.


A Space Creative Tech Hub e a Hybrida, bem como a EPRAMI – Escola Profissional Alto Minho Interior foram alguns dos novos ‘empreendedores’ que marcaram presença nesta iniciativa, dando a conhecer os seus projetos em carteira, que têm por base um território de baixa densidade para a escala global.



0 comentário
bottom of page