Paredes de Coura vai acolher o primeiro "Encontro com Ciência"
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Paredes de Coura vai acolher o primeiro "Encontro com Ciência"



É já nos dias 27 e 28 de maio que o Centro Cultural de Paredes de Coura recebe Alexandre Quintanilha, Carlos Fiolhais, Ricardo Conde, Daniela Falcão, Paulo Maurício, Rui Moura e Joana Moscoso, convidados do I Encontro com Ciência, sob o tema "A Terra no Universo e nós na Terra".


“Esta iniciativa do agrupamento de escolas conta com um relevante apoio da Câmara Municipal porque acreditamos que ao promovermos as investigações e os estudos das nossas instituições e dos nossos cientistas estamos a fomentar a cultura científica que é determinante para progresso, para o bem-estar e a para a riqueza do nosso país”, explicou Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, defendendo que “não devemos esquecer que o investimento no conhecimento dos últimos anos muito tem contribuído para o nosso desenvolvimento científico e tecnológico, que tem sido determinante na captação de investimento e criação de emprego”.


Vitor Paulo Pereira sustenta que “esta iniciativa, aberta também ao público em geral, é também uma forma eficaz de aprofundar a democracia, através da apologia da ciência que é uma boa forma de combater a ignorância, os mitos e as superstições que continuam a perturbar a nossa sociedade, como aconteceu no contexto da pandemia”, deixando o convite à participação neste do primeiro ‘Encontro com Ciência’: “Participem, estão todos convidados”.


“O Conhecimento como base da Democracia (Desafios atuais climáticos, de saúde e trabalho)”, por Alexandre Quintanilha, “As alterações climáticas à luz da Física”, por Carlos Fiolhais, “A Evolução do Espaço em Portugal”, por Ricardo Conde, “Hidrogénio o vetor energético do futuro”, por Daniela Falcão, “Da Idade da Magia a Galileu”, por Paulo Maurício, “Geologia: Uma Ciência da Terra e do Espaço”, por Rui Moura, e “Divulgar ciência”, por Joana Moscoso, são as comunicações ao longo de dois dias desta iniciativa dedicada a estudantes e professores e promovida pelo Município de Paredes de Coura e Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura, através do grupo de Física e Química, e do Clube Ciência Viva na Escola – SOS Terra.


Para além das comunicações, este primeiro ‘Encontro com Ciência’ também contempla exposições temáticas, workshops, visitas a espaços tecnológicos e de proximidade com a natureza existentes no concelho, e observação noturna de astros. As palestras e exposições temáticas decorrerão no Centro Cultural de Paredes de Coura. As restantes atividades têm lugar na Caixa do Brinquedo e Elevadora.


No caso de se fazer acompanhar de crianças (dos 6 aos 12), que não pretendam participar nas palestras, pode inscrevê-las em várias atividades desde que acompanhadas de um adulto. Todas as atividades são gratuitas, mas carecem de inscrição através das seguintes ligações: https://forms.office.com/r/sBkQ4yp3NU (professores e público em geral) e https://forms.office.com/r/LPMMQ4gZda (escolas).


As palestras de dia 28 de maio, sábado, são consideradas para certificação como Ação de Curta Duração (ACD), nos termos do art.º 3.º e 5.º do Despacho n.º 5741/2015 de 29 de maio, e tidas como relevantes para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário (ECD), no âmbito da Avaliação de Desempenho Docente (ADD) e progressão na carreira.



Plano de atividades:

27 maio (sexta-feira)


10h30 - ‘Hidrogénio o vetor energético do futuro’, Daniela Falcão, FEUP

12h00 - ‘Da Idade da Magia a Galileu’, Paulo Maurício, FCUP

14h00 - ‘A Evolução do Espaço em Portugal’, Ricardo Conde, Portugal Space

15h30 - ‘Geologia: Uma Ciência da Terra e do Espaço, Rui Moura, FCUP

21h00 - ‘Geofísica da Lua e outras Ciências Espaciais, Rui Moura, FCUP

‘Observação noturna’, pelo Centro de Ciência Viva de Braga.

28 de maio (sábado)


9h30min - ‘O Conhecimento como base da Democracia (Desafios atuais climáticos, de saúde e trabalho)’, Alexandre Quintanilha, Presidente da CPEC

11h00 - ‘As alterações climáticas à luz da Física’, Carlos Fiolhais, UC

12h00 - ‘Divulgar ciência’, Joana Moscoso, Native Scientist

O primeiro ‘Encontro com Ciência’ pode ser acompanhado aqui.


28 de maio (sábado) - Atividades destinadas a crianças


(todas as atividades são gratuitas, com acompanhamento de um adulto)

9h00 - Caixa do Brinquedo (Espaço LEGO): Histórias da Lego

11h00 - Caixa do Brinquedo (Espaço LEGO): Episódios de Ciência

9h00 - Espaço Maker: Plásticos - uma nova perspetiva

11h00 - Espaço Maker: Carrinho Solar STEAM.



0 comentário
bottom of page