Parque geriátrico da Praia Norte já disponível para utilização | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Parque geriátrico da Praia Norte já disponível para utilização

O parque geriátrico da Praia Norte entrou hoje em funcionamento, assumindo-se como uma nova área desportiva e de lazer numa localização privilegiada da cidade. A nova valência foi construída ao abrigo das obras de requalificação que a sociedade Polis Litoral Norte realizou na zona, orçadas em 2,4 milhões de euros.


A Empreitada de Defesa Costeira e Proteção de Pessoas e Bens na Frente Marítima e de Requalificação da Frente Marítima da Praia Norte foi comparticipada pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).



A intervenção criou um novo muro de proteção costeira recuado relativamente ao anterior, aumentou a área de praia, substituiu a circulação automóvel na frente marítima por um amplo passeio pedonal, concentrou o estacionamento automóvel na retaguarda, criou um conjunto de praças temáticas vocacionadas para os mais diversos usos – áreas relvadas, zona infantil, auditório natural e equipamentos de restauração e de uso público – dotou a globalidade do espaço de mobiliário urbano e iluminação modernos e assegurou a continuidade do circuito da Ecovia do Litoral Norte. O passeio marítimo passou a contemplar rampas e escadas de acesso à praia e a área útil de praia foi ampliada em cerca de 30%.


A praia Norte é uma praia urbana com extensas zonas pedonais, circuito de manutenção, cafés e esplanadas. Esta praia é considerada como uma zona muito sensível, face à singularidade deste local, é a única praia da costa portuguesa que apresenta um padrão típico de uma praia abrigada com algas castanhas (Fucus vesiculosus, Fucus spiralis, Pelvetia canaliculata e Ascophyllum nodosum).

0 comentário
bottom of page