Pedro Arezes reconduzido na presidência da Escola de Engenharia da Universidade do Minho
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Pedro Arezes reconduzido na presidência da Escola de Engenharia da Universidade do Minho


O professor catedrático Pedro Arezes toma posse amanhã, dia 30 de setembro, às 15h00, novamente como presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) no campus de Azurém, Guimarães, anunciou hoje a UMinho.

A cerimónia conta com o reitor Rui Vieira de Castro e decorre no auditório B1.10 do campus de Azurém, em Guimarães, tendo transmissão online no Youtube da EEUM. Para o triénio 2022-25, Pedro Arezes vai ter como vice-presidentes os professores António Vicente, Lígia Rodrigues e Raúl Fangueiro.

Pedro Arezes nasceu há 49 anos em Barcelos e vive em Guimarães, sendo doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela UMinho. É diretor do Programa MIT Portugal desde 2016. Trabalhou por vários períodos em universidades estrangeiras, como TU Delft (Holanda), MIT e Harvard (ambas nos EUA), tendo sido bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Fundação Gulbenkian e Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

Coordenou e colaborou em mais de 50 projetos de I&D e com a indústria, é (co)autor de mais de 300 de artigos em revistas internacionais, foi convidado para uma centena de palestras (metade no estrangeiro) e recebeu prémios em vários países. Além disso, foi perito da Comissão Europeia e membro de comissões de avaliação em Espanha, Irlanda, Brasil, EUA, Polónia, Chipre e Emirados Árabes Unidos.

A EEUM foi fundada em 1975. É a maior Escola da UMinho, com nove departamentos (Informática, Produção e Sistemas, Eletrónica Industrial, Sistemas de Informação, Engenharia Biológica, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Polímeros e Engenharia Têxtil) e nove centros de investigação (2C2T, Algoritmi, CEB, CMEMS, CTAC, IPC, ISISE, HASLab, METRICs). Conta com 353 docentes de carreira, 444 investigadores doutorados, e mais de 100 técnicos administrativos e de gestão. No último ano letivo integrou 6925 estudantes, distribuídos por 14 licenciaturas, 13 mestrados integrados, 35 mestrados e 20 doutoramentos. Recebe agora 824 novos alunos no âmbito da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, em Guimarães e Braga.

Campus de Azurém em Guimarães




0 comentário
bottom of page