"Peixe - Super herói" ensina alunos de Caminha sobre hábitos de alimentação saudável | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

"Peixe - Super herói" ensina alunos de Caminha sobre hábitos de alimentação saudável

A Câmara Municipal de Caminha está a promover uma ação de formação para a saúde sobre educação alimentar nas escolas básicas do concelho, designada de “Peixe – Super herói”, dirigida aos alunos do 1.º e 2.º anos. Esta ação insere-se no programa de alimentação saudável nas escolas e vai realizar-se em todas as escolas básicas do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha.





crianças na sala de aula com o dedo no ar

Com iniciativas como esta, o Município de Caminha "pretende apoiar as famílias na criação de hábitos alimentares saudáveis nas crianças.", refere nota da autarquia. Assim, o objetivo desta ação “Peixe – Super herói” é "sensibilizar as crianças para a importância do pescado numa alimentação saudável, ou seja, aumentar o consumo de peixe e diminuir o desperdício do mesmo nas escolas." O município realça ainda que as ementas servidas nos refeitórios das escolas do concelho de Caminha são confecionadas tendo em conta as diretrizes estabelecidas para a alimentação escolar em Portugal.


Este projeto que o Município está a levar a cabo conta com a parceria do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha e está a ser dinamizado pela estagiária de nutrição, da Faculdade de Nutrição da Universidade do Porto, que está a desenvolver o Projeto da Alimentação Saudável em Contexto Escolar.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) “reconhece que as intervenções para promover hábitos alimentares saudáveis devem ocorrer na infância e na adolescência. Nestas idades, as necessidades nutricionais associadas ao crescimento e desenvolvimento são mais elevadas e, por outro lado, os hábitos alimentares e padrões de comportamento alimentar são desenvolvidos durantes estes períodos e podem persistir durante a vida adulta. Para OMS, as escolas podem ser uma oportunidade importante para a prevenção, porque permitem alcançar um grande número de pessoas, incluindo jovens, funcionários da escola, famílias e membros da comunidade”. Também para a DGS “a escola é um local privilegiado e decisivo para a promoção da saúde, nomeadamente para o ensino e prática diária de uma alimentação saudável e de atividade física”.





0 comentário
bottom of page