Presidência da Comissão de Honra da Romaria d'Agonia delegada em Rosa Caetano
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Presidência da Comissão de Honra da Romaria d'Agonia delegada em Rosa Caetano

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo delegou a Presidência da Comissão de Honra das Festas d’Agonia em Rosa Caetano, figura de referência no concelho por uma vida dedicada ao folclore e à arte de bem trajar. Rosa Caetano é personalidade destacada no meio associativo pelo empenho apresentado na preservação das tradições e costumes e na divulgação do Traje à Vianesa.


Rosa Caetano é personalidade destacada no meio associativo pelo empenho apresentado na preservação das tradições e costumes e na divulgação do Traje à Vianesa.

José Maria Costa tem tido como critério entregar a Presidência da Comissão de Festas a personalidades de cariz mais local ou personalidades de cariz nacional. O nome de Rosa Caetano é sobejamente conhecido em Viana do Castelo. Aos 76 anos de idade, nascida e criada na freguesia da Meadela, foi costureira de profissão e integrante de grupos folclóricos por paixão. Hoje em dia, é considerada uma das vozes mais experientes no que toca à arte de bem trajar e ourar.


Conta com a experiência de 64 anos de folclore, entre o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, o seu grupo de coração, onde ainda integra o coro, e os nove anos em que integrou o Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo.


Uma das grandes honras da vida de Rosa Caetano foi ter recebido um convite do etnógrafo vianense Amadeu Costa para colaborar com a preparação do Museu do Traje, criado em 1997, vestindo os manequins que, ainda hoje, integram a coleção permanente do museu.


Agora, foi convidada pelo Presidente da Câmara Municipal para presidir à Comissão de Honra da rainha das romarias, convite que aceitou com elevada emoção e reconhecimento.


0 comentário
bottom of page