top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Projeto da Unidade de Saúde Familiar da Meadela apresentado ao Secretário de Estado da Saúde



ree

Na passada sexta-feira, 17 de dezembro, foi apresentado o projeto da Unidade de Saúde Familiar da Meadela ao Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, no Hospital de Santa Luzia da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).


A empreitada corresponde a mais um passo na consolidação da rede de cuidados do concelho de Viana do Castelo, de acordo com o Presidente da Câmara Municipal. Luís Nobre indica que, apesar de contar com financiamento garantido através de uma candidatura aprovada ao Norte 2020, a empreitada exigiu um esforço financeiro de 1 milhão de euros do Município, a que acresce um investimento de 265 mil euros na aquisição do terreno.


A candidatura aprovada foi apresentada ao Norte 2020 pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, entidade adjudicante que garantiu o financiamento da componente nacional, coordenando também toda a empreitada de execução da nova Unidade de Cuidados de Saúde Primário, para depois ser entregue à ULSAM.

Em setembro passado, o executivo municipal aprovou a adjudicação da empreitada de construção da Unidade de Cuidados Primários – USF da Meadela por mais de 2,2 milhões de euros, numa obra com prazo de execução de 360 dias.


O novo equipamento de saúde irá contar com 14 gabinetes de consulta médica, 10 gabinetes de enfermagem ou de consulta de enfermagem, 4 consultórios, uma sala de amamentação, uma sala de espera materno-infantil e fraldário, dois gabinetes multifunções, bem como salas de tratamento, salas de espera, arquivo, salas de reuniões e de pessoal, casas-de-banho, vestiários e zonas de manutenção técnica.


Segundo o projeto, o terreno onde será implementada a USF da Meadela apresenta uma área aproximada de 4.000 metros quadrados e um declive ligeiro de aproximadamente 4 metros entre a via de acesso e o ponto mais alto do terreno. O projeto “teve como inspiração a morfologia e caraterísticas do local, nomeadamente o declive da altura de um piso entre o ponto mais alto e o ponto do mais do terreno e, ainda, da intenção de minimizar a diferença de alturas entre os edifícios vizinhos e altura do programa funcional”.

Os acabamentos e aspeto final “tiveram inspiração na história do concelho de Viana do Castelo e da sua produção de tijolos cerâmicos. Este material, para além de resistente, económico e de baixa manutenção, permite oferecer ao exterior uma imagem rica, trabalhada e com uma linguagem uniforme”, pelo que todo o edifício é revestido a tijolo cerâmico preto.


O projeto resulta de uma parceria efetuada através de um protocolo de colaboração estabelecido entre o Município de Viana do Castelo, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) e a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte).







Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Publicidade

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Doar com PayPal

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

©2025 Peneda Gerês TV

bottom of page