Rosa Vasconcelos reconduzida como Provedora do Estudante da UMinho
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Rosa Vasconcelos reconduzida como Provedora do Estudante da UMinho



A professora Rosa Vasconcelos foi reconduzida esta sexta-feira como Provedora do Estudante da Universidade do Minho para os próximos dois anos. A sua missão é a de promover e defender os direitos e interesses dos estudantes no contexto da vida universitária.


A cerimónia realizou-se no salão nobre da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga, contando ainda com intervenções da presidente do Conselho Geral, Joana Marques Vidal, do reitor, Rui Vieira de Castro e da representante da Associação Académica, Ana Margarida Gonçalves. A sessão antecipou uma reunião do Conselho Geral, no mesmo local.

Rosa Maria de Castro Fernandes Vasconcelos é professora associada da Escola de Engenharia da UMinho (EEUM). Fez a licenciatura em Engenharia Têxtil e o doutoramento em Engenharia - Tecnologia e Química Têxtil pela UMinho. Presidiu o Conselho de Cursos de Engenharia e o Conselho Pedagógico da EEUM e é vice-presidente (Member & Geographic Activities) da organização mundial IEEE Education Society.


A Provedora do Estudante promove os direitos dos estudantes, recolhendo e tratando as queixas, reclamações ou participações apresentadas, arbitrando situações de conflito, produzindo recomendações internas e contribuindo para a qualidade do ambiente académico. Desenvolve a sua ação mediadora com autonomia e independência face aos órgãos da UMinho, a qual deve garantir resposta em tempo oportuno e de modo adequado às solicitações da Provedora e ter em conta as suas recomendações. Elabora também relatórios para prevenir ou reparar situações injustas ou irregulares. O seu gabinete é na sala C2.323 (Complexo Pedagógico II) do campus de Gualtar, em Braga e na sala 2.2.93 no campus de Azurém, em Guimarães. O cargo já foi ocupado pelos professores António Paisana (2010-14) e Paula Cristina Martins (2015-19).




0 comentário
bottom of page