Roteiro enogastronómico "Lourear a Pevide" regressa a Ponte de Lima
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Roteiro enogastronómico "Lourear a Pevide" regressa a Ponte de Lima


A 2.ª edição do roteiro enogastronómico Lourear a Pevide foi apresentada publicamente na passada quinta-feira, dia 22 de setembro, na Clara Penha – Casa dos Sabores em Ponte de Lima. O evento decorre até dia 23 de outubro nos estabelecimentos aderentes.

A edição 2022 do Lourear a Pevide "conta com adesão de 20 estabelecimentos", adianta o Município de Ponte de Lima, numa rota que atravessa vários lugares da vila desfrutando de um copo de vinho verde Loureiro e de um petisco por 3,50€.


"O Vinho Verde Loureiro é o grande produto de destaque desta iniciativa, levada a cabo pelo Município de Ponte de Lima. Em todos os menus, o vinho apresentado é produzido e engarrafado na vila", frisam.


O Vice-Presidente do Município de Ponte de Lima, Paulo Sousa, considera que esta é mais “uma iniciativa para combater a sazonalidade e reconhecer, uma vez mais, a qualidade do vinho produzido na região. Um dos objetivos desta iniciativa é ajudar a manter o padrão de procura dos nossos empresários comerciais para que os consumidores possam conjugar o consumo dos nossos petiscos com o nosso produto endógeno, reconhecido nacional e internacionalmente, como é o nosso vinho da casta loureiro. Este projeto é, claramente, muito importante para o Município de Ponte de Lima, mas é certamente muito importante para os parceiros, que dão a conhecer as suas casas e os seu produtos e que através deste evento, vão ganhar mais visibilidade e, consecutivamente, mais retorno económico neste outono/inverno.”, refere.

Este ano, a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima-IPVC, junta-se ao evento em ações de capacitação de forma a contribuir para um maior conhecimento, tanto dos consumidores, como dos produtores. “Neste evento estamos a falar da casta Loureiro que, em termos de castas brancas, é 2ª mais representativa a nível nacional a nível de área, cujo terroir que o destaca é o Vale do Lima. Se estamos no Vale do Lima e sabemos que somos detentores deste potencial, devemos ser generosos e contribuir para a evolução desse potencial. É aqui, que a Escola Superior Agrária se encaixa ao contribuir com a investigação e a transferência de conhecimento e é esse trabalho diferenciador que pretendemos continuar a fazer, não só neste evento, como noutros projetos ao qual estamos associados”, esclareceu Isabel Valin, Diretora da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima-IPVC, citada na nota de imprensa.

Para Rafael Oliveira, da Feel Travel Tv que presta apoio na organização do evento, um dos propósitos do Lourear a Pevide é promover novos hábitos de consumo e conquistar novos consumidores de vinho a copo. “O objetivo de projetos como o Lourear o Pevide é habituar os consumidores a novos hábitos de consumo. Só dinâmicas como estas incentivam, com moderação, a substituição da cerveja, por exemplo, pelo vinho a copo.”, refere.


À semelhança do ano passado, relembram, "os espaços aderentes serão identificados com uma bandeirola no exterior que indica a participação na iniciativa". Para além disso, adiantam, os participantes terão acesso a um desdobrável que, para além de contar com todas as informações essenciais dos estabelecimentos – menu, contacto, horário e morada-, serve também de caderneta, onde "podem e devem carimbar a sua presença em todos os estabelecimentos que percorrem". Se assim o fizerem, "habilitam-se ao Grande Prémio que os recompensará com uma visita à magnífica ilha dos Açores". O prémio inclui um fim de semana para duas pessoas em regime de pequeno-almoço.


Para tal, os participantes devem preencher, pelo menos, metade da caderneta com carimbos e colocá-la na tômbola presente no Posto de Turismo. O/a vencedor/a será sorteado/a no final do evento.


Para além da novidade do Grande Prémio, o concurso nas redes sociais mantém-se. Basta publicar a experiência na página de Facebook ou Instagram com os hashtags #lourearapevide #feeltravelTV e #visitepontedelima, sendo selecionados aqueles que tiverem mais gostos.


"Para o primeiro lugar deste concurso está a valer um fim de semana em Ponte de Lima, o segundo lugar leva para casa um cabaz com produtos limianos e o terceiro lugar vai ter a oportunidade de provar os melhores vinhos verdes no Centro de Interpretação e Promoção dos Vinhos Verdes".


O Melhor Menu de 2022 este ano é eleito pelo consumidor através de uma sondagem a decorrer em www.lourearapevide.pt.






0 comentário
bottom of page