Salvador Malheiro destaca sucesso da Brunswick Marine em Vila Nova de Cerveira | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa
- há 2 horas
- 2 min de leitura
09 de janeiro, 2026.
O Secretário de Estado do Mar e das Pescas, Salvador Malheiro, formalizou esta sexta-feira, uma visita institucional à Brunswick Marine - EMEA Operations, no Polo I da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira. Esta iniciativa inseriu-se numa política de proximidade que visa promover a economia azul nacional através do reconhecimento de casos de sucesso no setor da náutica de recreio.
Durante a visita, o governante afirmou que "a intenção é precisamente promover, em todas as suas facetas, a economia azul onde entra, naturalmente em lugar de destaque, a náutica de recreio". Salvador Malheiro sublinhou ainda que foi com "satisfação e mesmo surpresa" que constatou a existência do maior site de produção de barcos para náutica de recreio da Europa em solo cerveirense, destacando a paixão e o nível de competência técnica presentes na unidade.

O Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, salientou que, embora a localidade seja amplamente reconhecida como a Vila das Artes, possui "uma área empresarial bastante pujante (…) sendo a décima quinta zona industrial em termos de volume de negócios da região Norte". O autarca reforçou que a fixação de conhecimento é uma prioridade estratégica, referindo a criação de um centro de inovação no ano anterior com o objetivo de "fixar em Vila Nova de Cerveira a área de investigação e desenvolvimento". Rui Teixeira explicou que o futuro do território não passa pela mão-de-obra intensiva, mas sim pela criação de valor e pela fixação de quadros superiores, algo que a parceria com empresas multinacionais como a Brunswick tem permitido potenciar.
No plano operacional e financeiro, o Diretor-Geral Alain Afonso revelou que a empresa atingiu metas históricas no final de 2025, contando com cerca de 500 funcionários e um volume de faturação a rondar os 42 milhões de euros. A unidade de Cerveira é responsável pela produção integral da marca Quicksilver, além das marcas Uttern e Bayliner destinadas ao mercado europeu, exportando embarcações para todo o mundo, com especial incidência nos Estados Unidos e na Europa. Alain Afonso destacou que o grupo está na vanguarda da sustentabilidade através da marca Avator, afirmando que a empresa continua a "desenvolver mais soluções de propulsões elétricas para os clientes que pretendem optar por essa solução".
A visita encerrou com o compromisso governamental de continuar a apoiar o setor através de mecanismos como o programa Mar 2030, focando-se na atração de novas tecnologias e na redução da burocracia no licenciamento destas instalações. Salvador Malheiro reiterou que este exemplo de sucesso merece ser "replicado em todo o território (…) e noutras dimensões". A articulação entre a administração central, o poder local e o setor privado foram apontados como o motor essencial para consolidar a posição de Portugal na economia marítima global, aproveitando as sinergias criadas entre o centro de desenvolvimento local e as universidades da região.








