Solar do Alvarinho de Melgaço comemora amanhã 25 anos com festa e sunset
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Solar do Alvarinho de Melgaço comemora amanhã 25 anos com festa e sunset


O Solar do Alvarinho de Melgaço comemora no dia 8 de agosto, 25 anos. Para assinalar a data, a autarquia convida a população e turistas para um brinde com alvarinho e para a apresentação pública do projeto de reabilitação do edifício.

A partir das 10h00, o espaço abre as portas e assim permanecerá durante todo o dia. Todos os que por ali passarem serão brindados com um copo de alvarinho. Neste dia, de manhã, a autarquia pretende ainda reunir os produtores de alvarinho para lhes apresentar o projeto de reabilitação do Solar. Atualmente, o Solar do Alvarinho está em funcionamento no antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Melgaço (Alameda Inês Negra, 4960-561 Melgaço), já que o edifício está fechado para obras. A reabilitação enquadra-se na candidatura “Vinho Alvarinho na Rota do Turismo” e no âmbito do programa “Valorizar” do Turismo de Portugal, concretamente da Linha de Apoio à Sustentabilidade, e representa um investimento na ordem dos 180.000 mil euros.


No final do dia, pelas 19h30, para encerrar as comemorações, Melgaço convida para um sunset, onde haverá o corte do bolo, animação musical e o pôr-do-sol a acompanhar.


PROGRAMA

10h - 19h00 - Dia aberto com brinde para todos os visitantes

19h30 - Sunset - corte do bolo e animação musical



SOLAR DO ALVARINHO: o espaço mais visitado do concelho

Trata-se de uma casa seiscentista, Casa Mãe da Rota do Vinho Alvarinho e também apelidado de “Edifício dos Três Arcos”. Inaugurado em 1997, no edifício que anteriormente albergava a Câmara Municipal e a cadeia, este espaço surgiu para suprir a necessidade de um local que promovesse e divulgasse o famoso vinho Alvarinho.


Para além do alvarinho, aqui é também possível conhecer outros produtos típicos, que aproxima quem visita das raízes tradicionais e culturais das gentes de Melgaço, como peças de artesanato (bordados, rendas e linhos), presunto, enchidos, queijos, broa, mel e hidromel.


De acordo com dados da Loja Interativa de Turismo de Melgaço, o Solar do Alvarinho é o espaço mais visitado do concelho: neste primeiro semestre do ano teve já 4.065 visitas.




0 comentário
bottom of page