Sport Clube Vianense assinalou 125 anos de existência | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Sport Clube Vianense assinalou 125 anos de existência

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, participou ontem na cerimónia que assinalou os 125 anos do Sport Clube Vianense. No seu discurso, Luís Nobre enalteceu a História do clube, mas também o seu futuro e lembrou o forte investimento da autarquia no desporto, que ultrapassou os 31.5 milhões de euros nos últimos doze anos e que culminam com a eleição de Viana do Castelo como Cidade Europeia do Desporto em 2023.




homem discursando num palanque com uma bandeira do Sport Clube Vianense ao lado

A sessão que assinalou o aniversário contou com a presença de sócios, dirigentes, do diretor da região norte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Dias, e ainda do vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, José Peseiro.

homens sentados ouvindo uma conferência de imprensa
Sessão contou com a presença de sócios, dirigentes, do diretor da região norte do IPDJ e do vice-presidente da FPF. © João Lomba

Na sua intervenção, Luís Nobre começou por felicitar o clube e a sua dinâmica, lembrando que o desporto é uma das fortes apostas do Município ao longo dos anos, e que acabou por permitir a Viana do Castelo ser Cidade Europeia do Desporto. “Temos desenvolvido um trabalho de excelência no desporto”, vincou o autarca, lembrando que foram investidos mais de 31.5 milhões de euros ao longo dos últimos doze anos.


“Um dos nossos grandes objetivos é o desporto e lazer, é uma área de intervenção de absoluta prioridade num município com mais de 70 associações e modalidades praticadas”, declarou, acrescentando que "o desporto se tem feito de parcerias e que o Vianense é um bom exemplo disso mesmo”.


“Mas o Vianense é também um clube inclusivo que tem consolidadas diversas modalidades mas que também teve capacidade de criar novas seções, alargando assim apoios e novos participantes”, numa alusão às recentemente criadas secções de automobilismo e de bilhar.

4 homens sentados a uma mesa a discursar para o público
© João Lomba

O Sport Clube Vianense, recorde-se, foi fundado por um grupo de jovens vianenses que vinha promovendo o desporto velocipédico e a náutica. A 13 de Março de 1898 foi fundado o Sport Clube Vianense no Teatro Municipal Sá de Miranda, com a primeira Assembleia Geral a realizar-se sete dias depois no mesmo local, tendo sido constituídas de imediato as modalidades de náutica, velocipedia, esgrima, ginástica e tiro.


Nascido para promover o desporto, o clube assinalou agora 125 anos numa cerimónia onde foram atribuídos emblemas de ouro e prata aos sócios históricos. De “memória e história”, foram homenageados os que fizeram parte da história do clube, numa sala cheia para dar os parabéns ao clube.




0 comentário
bottom of page