Temporada Portugal-França 2022 traz jovens de Pessac (Bordéus) a Viana do Castelo
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Temporada Portugal-França 2022 traz jovens de Pessac (Bordéus) a Viana do Castelo


O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o Vereador da Cultura e Educação, Manuel Vitorino, receberam hoje, no salão nobre da autarquia, um grupo de jovens do centro social Alain Coudert, de Pessac, no âmbito da Temporada Portugal - França 2022 (Viana do Castelo – Pessac).



Acordada entre o Primeiro-Ministro português e o Presidente da República francesa em 2018, a Temporada Portugal-França 2022 decorre simultaneamente nos dois países entre 12 de fevereiro e 31 de outubro deste ano.


No âmbito das relações de cooperação existentes entre Viana do Castelo e Pessac (Bordéus), cidades geminadas, "foram desafiadas duas associações do concelho a participarem nos projetos de intercâmbio cultural inseridos na programação desta temporada: a Associação Juvenil de Deão e a AISCA", informou a autarquia vianense.


Recorde-se que, na última reunião ordinária de executivo, o Município de Viana do Castelo aprovou um Apoio Extraordinário à Associação Juvenil de Deão e à AISCA - Associação de Intervenção Social, Cultural e Artística no âmbito da Temporada Portugal - França 2022 (Viana do Castelo – Pessac).

A Associação Juvenil de Deão (AJD) trabalha com crianças e jovens provenientes de zonas rurais de Viana do Castelo. Tem por fim criar e desenvolver atividades sociais, culturais, interculturais e artísticas para a juventude, designadamente na área da ocupação salutar dos tempos livres, do voluntariado, da cooperação e da formação, promovendo e dinamizando o seu acesso à informação, a sua integração social, a participação cívica e a igualdade entre homens e mulheres.


Já a AISCA tem o objetivo de animar o contexto cultural e avivar a vivência cívica. É uma plataforma de intercâmbio cultural, social e artístico de indivíduos e /ou instituições da cidade e concelho, funcionando também uma montra aberta a manifestações culturais, artísticas e cívicas de relevância nacional e/ou internacional. "Esta associação participou no Festival Vibrations Urbaines, em Pessac, no início de julho, com um artista vianense, Luís Silva, em representação de Viana do Castelo/Portugal e, acolherá o congénere francês em setembro próximo.", adiantam.

Assim, até dia 24 de julho, a Associação Juvenil de Deão acolhe este grupo de jovens do centro social que trabalha com jovens provenientes de bairros sociais e, durante a visita, os visitantes terão oportunidade de realizar diversas atividades culturais e desportivas com o apoio da AJD. "O principal objetivo deste intercâmbio bilateral é explorar o desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos jovens, para contribuir para um percurso de vida saudável e integrado na sociedade.", ressalvam.


Recorde-se que "esta Temporada Cruzada é uma oportunidade para realçar a proximidade e a amizade que unem os dois países, representadas em particular pela presença em França de uma comunidade luso-descendente muito grande e, em Portugal, de um número crescente de cidadãos franceses." Estas são, pois, duas comunidades dinâmicas, itinerantes e ativas, que constituem um elo humano e cultural excecional entre os dois países.


Para além de um programa que destaca a Europa da Cultura, "a Temporada Portugal-França 2022 deseja também assumir um compromisso concreto com os temas que nos unem e que os dois países defendem na Europa do século XXI: a transição ecológica e solidária, nomeadamente através do tema do Oceano, a economia responsável e sustentável, a aposta nas energias renováveis, a igualdade entre mulheres e homens, o respeito pela diferença e os valores da inclusão."


Através de mais de 200 eventos, e com vista a alargar as bases da cooperação, a Temporada Portugal-França pretende destacar as numerosas colaborações entre artistas, investigadores, intelectuais, estudantes e empresários, entre as cidades e regiões, entre as instituições culturais, as universidades, as escolas e as associações.







0 comentário
bottom of page