Torneio de preparação de Viana confronta seleções de basquetebol de Portugal, Eslováquia e Ucrânia
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Torneio de preparação de Viana confronta seleções de basquetebol de Portugal, Eslováquia e Ucrânia


Entre esta quinta-feira e sábado, o Torneio de Preparação de Viana do Castelo de basquetebol masculino confronta as seleções nacionais seniores de Portugal, Eslováquia e Ucrânia. Os jogos acontecem no Pavilhão José Natário e são todos de entrada gratuita.



O Torneio Internacional de Viana é mais um momento de preparação da seleção nacional para os decisivos jogos de qualificação de 1 e 4 de julho, naquela que é a 3.ª janela de qualificação para o Mundial 2023.


Assim, esta quinta-feira, às 20h00, Portugal enfrenta a Eslováquia. Amanhã, sexta-feira, também às 20h00, joga Ucrânia contra Eslováquia. No sábado, pelas 18h00, o confronto é entre Portugal e Ucrânia, num jogo com simbolismo especial para jogadores e público.


Na antevisão deste momento de preparação para os jogos de qualificação para o Mundial 2023, o treinador-adjunto Nuno Manarte foi o porta-voz da equipa técnica da seleção nacional. Citado pela Federação Portuguesa de Basquetebol, o técnico de 46 anos refere que este é mais um momento de treino que, apesar de curto, permite avaliar as condições do conjunto português: “Temos pouco dias de trabalho e isto permite-nos avaliar o estado da equipa e dos atletas. Independentemente do resultado, queremos perceber em que momento está a equipa. Apesar do tempo ser curto, temos de o utilizar para preparamos da melhor forma possível os jogos de qualificação. Queremos estar ao melhor nível diante da Hungria e Montenegro”, declara.


Na análise à equipa das quinas, Manarte reforça que apresentar um coletivo forte, diversificado e preparado é uma mais-valia para os jogos de qualificação: “Se analisarmos os jogos da seleção, não dependemos propriamente de um jogador. Felizmente temos a possibilidade de contar com muitos jogadores e temos diversidade no plantel. Às vezes temos bases, os extremos ou os postes em destaque, todos conseguem contribuir sempre com alguma coisa. Temos utilizado muitos jogadores dado o equilíbrio que existe, algo que nos permite apostar num ritmo mais elevado, numa maior intensidade dado que temos todos os jogadores preparados. Mantemos a qualidade ao longo de todo o jogo. Essa imprevisibilidade que a equipa apresenta pode também ser importante quando formos competir na próxima semana”, termina.



0 comentário
bottom of page