top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

UMinho assinala Dia da Europa

8 de Maio, 2024

A Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho assinala esta quinta-feira o Dia da Europa, com a palestra “A UE e os países lusófonos”, pelo investigador João Mourato Pinto, a partir das 10h00, na Escola Secundária Carlos Amarante, em Braga.




homem segurando a bandeira da União Europeia ao vento

A iniciativa tem entrada livre e é promovida pelo Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) da UMinho, no âmbito do projeto científico EULUSO - Relações Externas da União Europeia com os Países Lusófonos, coordenado pela professora Laura Ferreira-Pereira e cofinanciado pelas ações Jean Monnet do programa Erasmus+.

 

A sessão vai abordar a história da UE, nomeadamente a evolução da sua política externa e a ponte de Portugal entre a UE e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Por outro lado, pretende explorar como Portugal tem contribuído na construção destas relações e discutir as prioridades da UE para os oito países não-europeus da CPLP. A palestra está em linha com o programa do 12.º ano de escolaridade, permitindo assim focar também as relações pós-coloniais na lusofonia e a adesão e participação de Portugal na UE. Esta palestra sucede à realizada no mesmo dia e local em 2023, que foi um sucesso e trouxe aos alunos do ensino secundário aspetos menos visíveis no debate público, enriquecendo a sua compreensão sobre os valores e o impacto da UE.


O Dia da Europa é comemorado anualmente a 9 de maio, para festejar a paz e a unidade do continente europeu. A data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman», que expôs a visão de Robert Schuman de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável uma guerra entre os países europeus. Considera-se que a atual União Europeia teve início com a proposta de Robert Schuman.



0 comentário

Comments


bottom of page