UMinho realiza 25ª Semana do Direito
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

UMinho realiza 25ª Semana do Direito



De 21 a 25 de fevereiro, a Associação de Estudantes de Direito da Universidade do Minho (AEDUM) organiza a sua 25ª Semana de Direito, em Braga e online, contando com três dezenas de oradores em debates, formações e painéis sobre temas atuais. Hoje houve simulação de julgamento.


A sessão de abertura contou com a vice-reitora para a Cultura e Território, Joana Aguiar e Silva, a presidente da Escola de Direito da UMinho (EDUM), Cristina Dias, a presidente da AEDUM, Maria João Alves, e a diretora do Departamento de Formações da AEDUM, Beatriz Pereira. De tarde, decorreu a simulação de um julgamento na EDUM, tendo os alunos como intervenientes. Às 21h00, no facebook da AEDUM, a tertúlia "Cinema Hollywood na Guerra Fria" junta Gonçalo Almeida (cineasta), Renatho Costa (Universidade Internacional Al-Mustafa, Irão) e Pedro Jacob Morais (UMinho).

Para esta terça-feira há quatro eventos: a formação "Direitos da vítima do crime", dinamizada por Marta Mendes, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (14h00, auditório nobre da EDUM); o café-debate "Privatização/nacionalização?" com os estudantes como intervenientes (às 16h00, no York Pub, junto à UMinho); a formação "Direito do Desporto", dada por Patrícia Borges, árbitra e docente da UMinho, e Rafael Santos, da RC Advogados (18h00, plataforma Zoom); e a aula aberta "Requisitos da aplicação da desconsideração da personalidade", por Rui Polónia, da UMinho (21h00, Facebook).

Na quarta-feira, às 10h00, o debate "Mulheres no direito e na política" junta Mia Negrão (Associação Portuguesa de Mulheres Juristas), Marta Queirós (Associação das Juízas Portuguesas) e Alexandra Vieira (deputada), no auditório nobre da EDUM. Este espaço acolhe às 15h00 a formação "IA: automação e advogados do futuro", por Rui Neves Ferreira (Nova Advogados), e, a partir das 18h00, na rede Zoom, há o ciclo de formações "Geopolítica e direito dos refugiados", com Emellin de Oliveira (Nova Refugee Clinic), João Peixoto (ISEG), Vasco Malta (IOM Portugal) e Alexander Kpatue Kweh (refugiado).

Para quinta-feira está marcado o painel “Segredo de justiça”, às 10h00, no auditório nobre da EDUM, com Wladimir Brito, professor jubilado da UMinho, e Joana Marques Vidal, presidente do Conselho Geral da UMinho e antiga procuradora-geral da República. Segue-se às 16h00, no mesmo local, o encontro "Perspetiva jurídica, económica e política da saúde", com os deputados André Coelho Lima e Eduardo Teixeira e os professores Joaquim Freitas da Rocha e Isa António, ambos da UMinho. O eurodeputado Pedro Marques e o professor Pedro Bacelar de Vasconcelos vão refletir às 21h00, no Facebook da AEDUM, sobre “A posição portuguesa no quadro das relações europeias".

No mesmo canal de Facebook, há na noite seguinte, também às 21h00, a tertúlia "Análise comparada do direito ambiental", com Pedro Kinanga dos Santos (Universidade Agostinho Neto, Angola), Lidiane Carvalho (Nova Law Green Lab) e Carlos Abreu Amorim (UMinho). Ainda na sexta-feira, às 10h00, prevê-se a palestra online “Evolução dos mercados da eletricidade”, com João Lupi (Telles Advogados).

Para a presidente da AEDUM, Maria João Alves, "esta Semana vai contribuir para preparar os alunos para o mercado e, entre outras dinâmicas, para complementar algumas áreas que não são aprofundadas ao longo dos ciclos de estudos por falta de tempo.", considera.





0 comentário
bottom of page