Universidade do Minho apresenta estudo sobre o impacto da pandemia nas imigrantes | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Universidade do Minho apresenta estudo sobre o impacto da pandemia nas imigrantes

A Escola de Psicologia da Universidade do Minho, em Braga, recebe esta quarta-feira, dia 31 de maio, a conferência “Uma Abordagem Interseccional sobre o Impacto da Pandemia”, para apresentar e discutir os resultados de um estudo sobre os efeitos da Covid-19 na vida das imigrantes em Portugal.




foto a preto e branco de mulher usando máscara e burka

A sessão de abertura conta às 10h00 com a Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, a diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, a vereadora da Educação e da Inovação e Coesão Social do Município de Braga, Carla Sepúlveda, e a coordenadora do projeto científico “Efeitos da Pandemia Covid-19 em Mulheres e Raparigas Nacionais de Países Terceiros (NPT): Uma Abordagem Interseccional”, Mariana Gonçalves.

Esta cientista do Centro de Investigação em Psicologia da UMinho (CIPsi) apresenta depois os resultados daquele projeto, que foi financiado pelo Fundo para o Asilo, as Migrações e a Integração. O trabalho focou a interação de género, de etnia e do nível socioeconómico, entre outros, ao nível das necessidades e das experiências de vitimação e de resiliência daquelas imigrantes durante a pandemia.

edifício de vidro com esplanada em madeira
Apresentação do estudo vai ter lugar na Escola de Psicologia da UMinho

Além disso, foram analisadas as respostas de apoio a este grupo-alvo e as competências dos respetivos profissionais nas áreas social, saúde, judicial, educativa, habitacional e da imigração, nomeadamente as exigências acrescidas, a sensibilidade cultural e as práticas informadas pelo trauma. As perspetivas vão ser complementadas na conferência pelas investigadoras Joana Neiva e Ana Lúcia Silva.

No programa, destaca-se também às 16h00 uma mesa-redonda com a coordenadora do Espaço Igual da Cáritas Arquidiocesana de Braga, Raquel Gomes, a coordenadora da Resposta de Emergência para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica da Cruz Vermelha de Matosinhos, Patrícia Santos, a técnica de acompanhamento e prospeção da Rede Incorpora Portugal, Maria La-Salete Cunha, e a investigadora Mariana Gonçalves, do CIPsi.

A sessão de encerramento, pelas 17h00, prevê as intervenções da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, da vice-presidente da Escola de Psicologia da UMinho, Paula Cristina Martins, e do diretor do CIPsi, Pedro Rosário. O evento tem entrada livre e o portal covidimpact.my.canva.site.





0 comentário
bottom of page