top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Universidade do Minho disponibiliza 3000 vagas no concurso nacional de acesso

A Universidade do Minho disponibiliza 3013 vagas no concurso nacional de acesso ao ensino superior em 2023/24. Há 59 licenciaturas e mestrados integrados. A primeira fase de candidaturas termina a 7 de agosto.




jovens estudantes divertidos em frente a um edifício de ensino superior

Para o presente ano letivo, a UMinho oferece 59 cursos e os que têm mais vagas são Engenharia Informática (170), Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação (141), Medicina (122) e Direito (109). Educação e Direito são os únicos nos horários laboral e pós-laboral, enquanto a licenciatura em Música é acedida por concurso local.

As graduações disponibilizadas abrangem diversas Escolas/Institutos da UMinho: Engenharia; Ciências; Economia e Gestão; Letras, Artes e Ciências Humanas; Ciências Sociais; Arquitetura, Arte e Design; Educação; Direito; Medicina; Enfermagem; e Psicologia. As licenciaturas duram três ou quatro anos e os mestrados integrados entre cinco e seis anos. Os cursos são lecionados entre os polos de Gualtar, Congregados (Braga), Azurém e Couros (Guimarães).

Pode obter-se mais detalhes através do portal sou.uminho.pt, do email acesso@saum.uminho.pt ou do telefone 253 604 593. Nas redes sociais da UMinho há também, entre outras interações, testemunhos de atuais alunos, da cientista Andreia Pinho e de alumni como André Coelho (FC Barcelona), Nelma Serpa Pinto (SIC) e Carlos Oliveira (Fundação José Neves).


ANO LETIVO ARRANCA A 11 DE SETEMBRO

A primeira fase de candidaturas decorre até dia 7 de agosto, em www.dges.gov.pt. Cada aluno(a) indica até seis pares curso/estabelecimento, por ordem de preferência (pode ainda proceder-se ao pedido da bolsa de estudo, acelerando a análise pelos Serviços de Ação Social). Os resultados serão publicados a 27 de agosto, seguindo-se as matrículas online de 28 a 30 de agosto. A propina na UMinho é de 697 euros para estudante nacional. As atividades letivas nesta academia arrancam a 11 de setembro.

Mediante as vagas sobrantes, a segunda fase de candidaturas realiza-se de 28 de agosto até 5 de setembro (cujos resultados saem a 17 de setembro) e a terceira fase de 22 a 25 de setembro (resultados a 30 de setembro). Note-se que na app ES Acesso é possível consultar a lista de cursos, as vagas e as condições de ingresso. Em infocursos.mec.pt há, igualmente, dados dos cursos, incluindo estatísticas sobre empregabilidade.

Além do regime geral, mais usado por quem conclui o secundário e faz exames nacionais, pode aceder-se ao ensino superior pelos regimes “Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso”, “Concurso Especial para Estudantes Internacionais” e “Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior”, que incluem os concursos para detentores de diplomas de especialização tecnológica, de técnico superior profissional ou de outros cursos superiores, além do “Concurso de Acesso para Maiores de 23 Anos”. Neste contexto, a UMinho oferece vários cursos livres e também o Curso de Preparação para a Frequência do Ensino Superior (maiores de 23 anos).​​ Em alunos.uminho.pt encontram-se igualmente pormenores sobre candidaturas a mestrados e doutoramentos, alguns deles em associação com instituições portuguesas ou estrangeiras.





0 comentário

Коментари


bottom of page