Universidade do Minho lamenta falecimento do Professor Vítor Aguiar e Silva
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Universidade do Minho lamenta falecimento do Professor Vítor Aguiar e Silva


Instituição de ensino superior informou, hoje, toda a comunidade sobre o falecimento do Professor Vítor Aguiar e Silva, Professor Emérito e Catedrático Aposentado da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH) da Universidade do Minho.

Vítor Aguiar e Silva foi um "nome maior da Universidade Portuguesa" e deixa a sua ação inscrita de forma "indelével" na história da Universidade do Minho, refere o Reitor daquela universidade, Rui Vieira de Castro, em comunicado enviado às redações.

A sua obra científica marcou decisivamente os campos dos estudos literários e da teoria da literatura, do ensino da língua portuguesa e das políticas de língua. "Era um dos mais reconhecidos especialistas na obra de Luís de Camões, a nível mundial.", destaca.


O Reitor da Universidade do Minho considera que "a sua atividade docente [do Professor Aguiar e Silva] teve um grande impacto em gerações sucessivas de estudantes, tendo contribuído profundamente para a reconfiguração dos estudos literários em Portugal."

Professor da Universidade do Minho desde 1989, Vítor Aguiar e Silva foi Professor Catedrático do Instituto de Letras e Ciências Humanas, fundou e dirigiu o Centro de Estudos Humanísticos e a revista Diacrítica. Desempenhou as funções de vice-reitor da Universidade, de junho de 1990 a julho de 2002, quando se aposentou.

Nos últimos anos foi distinguido com o Prémio Vergílio Ferreira, 2002, com o Prémio Vida Literária (Associação Portuguesa de Escritores, 2007), com o Prémio Vasco Graça Moura - Cidadania Cultural (2018) e, em 2022, com o Prémio Camões, o mais importante prémio literário de língua portuguesa. Em 5 de outubro de 2004, tinha sido agraciado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública.

"Em nome da Universidade do Minho, nesta hora triste do seu falecimento, exprimo as mais sentidas condolências à família e aos amigos do Professor Aguiar e Silva, manifestando a sentida e perene gratidão da nossa comunidade universitária pela sua atividade e exemplo.", refere o Reitor da Universidade do Minho.


ATUALIZAÇÃO: O velório realiza-se esta terça-feira, 13 de setembro, a partir das 16h00, na Igreja de S. José de S. Lázaro, em Braga. O funeral é na quarta-feira, dia 14, pelas 11h00, no mesmo local.


0 comentário
bottom of page