Universidade do Minho organiza exposição sobre escritor russo Dostoiévski
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Universidade do Minho organiza exposição sobre escritor russo Dostoiévski



A exposição "Obras de Fiódor Dostoiévski no Cinema e no Teatro" vai ser inaugurada esta sexta-feira, dia 14, às 14h30, no espaço b-lounge da Biblioteca Geral da Universidade do Minho, no campus de Gualtar, em Braga. Entrada livre.


Esta iniciativa visa celebrar os 200 anos do nascimento de Feódor Mikhailovitch Dostoiévski (1821-1881), considerado um dos maiores escritores e pensadores do planeta. Lançou oito romances e mais de vinte novelas, além de contos, memórias e escritos jornalísticos, atraindo leitores e a crítica pela sua narrativa original e psicologista. Foi precursor de movimentos como o expressionismo, surrealismo, existencialismo, nietzscheanismo, psicanálise e teologia da crise.



A sessão conta com o conselheiro da Cultura da Embaixada da Rússia, Vladimir Iaroshevskii, o investigador Flávio Vassoler, do Centro de Estudos Humanísticos da UMinho (CEHUM), e a professora Nadia Machado, da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho.




Há para ver algumas dezenas de referências a filmes e performances marcantes sobre as obras do conhecido escritor russo, como “Crime e castigo”, “Os irmãos Karamazov”, “O duplo” ou “O Idiota”. A exposição tem entrada livre até 25 de fevereiro e é organizada pela UMinho – através do CEHUM e dos Serviços de Documentação e Bibliotecas – e pela Fundação Mundo Russo, tendo o apoio da Casa da Rússia em Lisboa. A mostra foi divulgada inicialmente na Biblioteca da UMinho no campus de Azurém, em Guimarães, no final de 2021.


Fiódor Dostoiévski

Formado em engenharia, Dostoiévski foi também editor em revistas, preceptor e ativista, tendo sido exilado para a Sibéria e pertencido ao grupo revolucionário anticzarista. O autor é homenageado pelo mundo em estátuas, selos e moedas e com o Dia Dostoiévski em São Petersburgo, cidade onde faleceu. “Dostoiévski é a maior contribuição da Rússia para a vida espiritual de todo o mundo" e “quem ingressa no seu mundo torna-se uma nova pessoa”, definiu o filósofo Nikolai Berdiaev.




0 comentário
bottom of page