Universidade do Minho recebe conferência internacional sobre a governação dos media
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Universidade do Minho recebe conferência internacional sobre a governação dos media


O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e a rede Euromedia Research Group organizam, a 3 e 4 de outubro, a Conferência Internacional “Governance of Digital Media and Platforms, Regulation and the Public Interest”, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, em Braga, anunciou hoje a UMinho. O evento pode ser acompanhado online, mediante inscrição prévia.

O evento reúne professores, jovens investigadores, profissionais e cidadãos preocupados com os benefícios e desafios das plataformas digitais, na Europa e no mundo, e com o futuro da governação dos serviços online. A iniciativa está inserida no projeto EuromediApp, apoiado pelo Programa Erasmus+.


O programa destaca, para o primeiro dia, 3 de outubro, das 14h30 às 18h00, dois painéis alusivos sobre projetos editoriais em curso: o primeiro sobre a União Europeia, coordenado por Josef Trappel e Tales Tomaz, e o segundo centrado no quadro global, coordenado por Hannu Nieminen, Claudia Padovani e Helena Sousa. Os autores vão debater a sua investigação com os participantes.

No dia 4 de outubro, os trabalhos começam às 9h00, destacando o painel “Proteger a liberdade e os direitos humanos fundamentais” e o novo Manifesto da Escola de Inverno, que desafia os media, mediadores e decisores a melhorarem a qualidade de produção, distribuição e consumo de notícias. "Vai abordar-se como a liberdade e os direitos humanos podem ser efetivamente protegidos perante regulamentação fraca e plataformas poderosas, com as suas escolhas lucrativas e opacidades. Por outro lado, pretende-se analisar o que está a ser feito na Europa e noutros locais para proteger o interesse público, quais os seus resultados concretos e se há um papel consistente para o Serviço Público no novo contexto digital.", refere a universidade.


Das 11h30 às 13h00 tem lugar a mesa redonda intergeracional “Construir a paz face ao retrocesso democrático”, tendo académicos emergentes a refletir com profissionais sobre problemas da implementação do Manifesto. O debate visa incorporar alternativas criativas e visões do futuro, reconhecendo as realidades de desinformação, crises climáticas e guerras, enquanto se luta pela esperança como um dever moral.


Sobre o EuromediApp

O projeto tem como principais parceiros as universidades do Minho, Lovaina (Bélgica), Pádua (Itália), Budapeste (Hungria), Kaunas (Lituânia), Helsínquia (Finlândia) e Salzburgo (Áustria). Empresas como a Google, Amazon, Facebook, Apple e Microsoft definem atualmente padrões universais para serviços online, incluindo media e comunicação. Porém, as suas práticas nem sempre obedecem aos valores europeus, como a abertura, inclusão, transparência, privacidade, cooperação e proteção de dados. Agregando conhecimento e capacidade de investigação da Europa e não só, a EuromediApp é um espaço para a deliberação transnacional sobre como os futuros serviços digitais deverão e serão regulados. Desenvolve relatórios, workshops, material didático, conferências e escolas especializadas para estudantes de nível avançado.


0 comentário
bottom of page