Universidade do Minho é a primeira instituição pública com licenciaturas duplas | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa

- há 4 horas
- 2 min de leitura
04 de março, 2026.
A Universidade do Minho vai disponibilizar no concurso nacional de acesso de 2026/2027 cinco licenciaturas duplas na Universidade do Minho, tornando-se a primeira instituição do ensino superior público em Portugal a oferecer este modelo formativo. Esta novidade permite aos estudantes a obtenção de dois diplomas em simultâneo, com candidaturas previstas para a segunda quinzena de julho através do portal oficial da Direção-Geral do Ensino Superior. Para esclarecer os interessados, a instituição agendou uma sessão informativa para o dia 7 de março, às 10 horas, no campus de Azurém, em Guimarães.
A nova oferta letiva contempla os cursos de Economia e Gestão, Gestão e Negócios Internacionais e Economia e Negócios Internacionais, todos com quatro anos de duração. Na área das ciências, os alunos poderão optar por Física e Química ou Matemática e Física, cursos que se estendem por cinco anos. A instituição esclarece que estas combinações exclusivas "valorizam a inovação pedagógica, a interdisciplinaridade, a eficiência (…) e preparam perfis com formações mais ricas para um mercado competitivo e em rápida transformação". Segundo a universidade, os planos de estudos foram desenhados para compatibilizar horários e avaliações, garantindo que "cada estudante vai obter no final deste percurso dois diplomas de licenciatura reconhecidos a nível nacional e europeu".

No que diz respeito às áreas científicas, a combinação de Matemática e Física visa potenciar um "perfil científico excecionalmente amplo (…) permitindo analisar, modelar e resolver problemas físico-matemáticos complexos". Por outro lado, a união de Física e Química foca-se na articulação entre a "compreensão dos fenómenos físicos com o domínio das estruturas, transformações e processos químicos". Os interessados podem obter informações adicionais junto do Conselho Pedagógico da Escola de Ciências da academia minhota.
Já no campo das ciências económicas e empresariais, o curso de Economia e Gestão propõe integrar "fundamentos quantitativos com estratégia, finanças, marketing e operações". A vertente de Negócios Internacionais, quando articulada com Economia ou Gestão, pretende responder às exigências de organizações que operam em ambientes multiculturais e mercados globais. O apoio pedagógico para estas áreas é assegurado pela Escola de Economia e Gestão. De salientar que o acesso a estas licenciaturas duplas na Universidade do Minho será realizado exclusivamente através do concurso nacional de acesso.
No cômputo geral, a Universidade do Minho disponibiliza um total de 3110 vagas para o próximo ano letivo, distribuídas por 64 cursos. Além das novas licenciaturas duplas, a oferta inclui 57 licenciaturas e dois mestrados integrados, abrangendo áreas que vão da Engenharia e Medicina ao Direito e Psicologia. As atividades letivas nos polos de Braga e Guimarães têm início marcado para o dia 14 de setembro, consolidando um reforço na divulgação que inclui a mostra UMinho de Portas Abertas entre 5 e 7 de março.




Comentários