Vai haver workshops de sensibilização e ações de benchmarking sobre Cultura Acessível no Alto Minho
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Vai haver workshops de sensibilização e ações de benchmarking sobre Cultura Acessível no Alto Minho


Como tornar os espaços culturais em locais acessíveis para todo o público? Consegue identificar as barreiras no acesso à cultura? Qual o seu contributo para integrar pessoas com diversidade funcional? Estas são algumas das questões sobre Cultura Acessível que vão ser trabalhadas nos workshops e ações de benchmarking dinamizados pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) em vários concelhos do Alto Minho.



Face à crescente importância que o tema da Cultura Acessível tem vindo a assumir à escala global e à sua pertinência no atual quadro de transição para o novo ciclo de programação 2021/2027, estas sessões permitirão aos participantes conhecer conceitos chave no que respeita à diversidade funcional, identificar as implicações da deficiência na funcionalidade da pessoa e diagnosticar e reconhecer as barreiras atuais no acesso à cultura.


A iniciativa, aberta à participação do público em geral, está inserida no projeto “Inclusão ativa de grupos vulneráveis - Cultura para Todos”, cofinanciado pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu.


As sessões serão conduzidas por Célia Sousa, coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Instituto Politécnico de Leiria, e Marta Nogueira, docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, ambas com um trabalho reconhecido no âmbito da inclusão social de cidadãos com necessidades específicas.

Estas sessões realizam-se na Casa da Cultura de Melgaço (dia 27 de junho), na Biblioteca Municipal de Monção (dia 28 de junho), na Biblioteca Municipal de Valença (dia 30 de junho) e na Casa do Conhecimento de Paredes de Coura (dia 1 de julho).

Os interessados devem fazer a sua inscrição através do preenchimento do formulário correspondente ao município onde pretendem assistir à sessão, disponível no site da CIM Alto Minho em: http://www.cim-altominho.pt/gca/index.php?id=1626.



0 comentário
bottom of page