top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Valença vai caminhar até Santiago de Compostela

Entre 6 e 11 de novembro vai decorrer uma peregrinação, a pé, a Santiago de Compostela, no Caminho Português de Santiago, aberta a todos os interessados. A peregrinação sairá de Valença no dia 6 de novembro, segunda-feira e chegará a Santiago de Compostela, no sábado, 11 de novembro, com uma média diária de 20 Km.




peregrinos caminhando com mochilas às costas

Nesta peregrinação vão participar o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, bem como concejais do Concello de Tui. Os interessados em se associar à peregrinação podem contactar o organizador Tó Alves, através do telefone 936 423 920 ou pessoalmente no Café Mineiro, em Cristelo Côvo. As inscrições fecharão ao atingir os 50 peregrinos inscritos.


Para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, “esta peregrinação pretende ser uma ação evocativa dos valores, marcos identitários, patrimoniais e culturais deste traçado histórico e o mostrar ao mundo o papel que Valença e Tui desempenham, como cidades históricas e pontos de partida, até Santiago de Compostela”.


Recorde-se que a Eurocidade Tui-Valença é já o segundo ponto de partida de todos os peregrinos que no mundo rumam até Santiago de Compostela.


"Entre os meses de janeiro e julho saíram desta Eurocidade, rumo a Santiago de Compostela, cerca de 21.000 peregrinos, reforçando a segunda posição no ranking de origem das peregrinações a seguir a Sarria (Galiza) com 58.375 peregrinos. Em terceiro lugar surge o Porto com 15.698. Números que dão excelentes perspetivas para o ano em curso", revela nota da autarquia de Valença.


A Eurocidade Tui-Valença é a porta de entrada do Caminho Português para Santiago de Compostela na Galiza. Um traçado onde confluem os peregrinos do Caminho Português Central, do Caminho das Torres e do Caminho da Costa.


Valença proporciona uma experiência única aos peregrinos: a meio da ponte internacional, em pleno Caminho, é possível estar com um pé em Portugal e outro em Espanha, sobre o rio Minho, com a Catedral de Tui de um lado e a Fortaleza de Valença do outro.




0 comentário

Commentaires


bottom of page