top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

VI Gala do Desporto de Viana do Castelo homenageou 99 atletas


Na passada sexta-feira, 13 de maio, teve lugar, no restaurante Camelo em Santa Marta de Portuzelo, a VI Gala do Desporto de Viana do Castelo, com o objetivo de consagrar 99 atletas, que se destacaram na época passada. O edil vianense atribuiu o Prémio Especial do Município a todas as associações e clubes desportivos.


Resumo alargado da VI Gala do Desporto de Viana do Castelo:


O evento anual, organizado pelo Município de Viana do Castelo, tem como objetivo "distinguir e premiar as entidades e agentes desportivos que durante a época desportiva mais se notabilizaram pelos resultados alcançados ou pelos serviços prestados nas diversas modalidades desportivas, fruto do prestígio que deram à sociedade e ao desporto, quer pelo seu mérito ou conduta, tendo ao mesmo tempo um papel preponderante no desenvolvimento do desporto no concelho."


A Gala do Desporto pretende, assim, reforçar o reconhecimento de atletas, equipas, treinadores e associações/clubes que se destacaram ao longo da época desportiva, bem como o empenho e dedicação dos vários agentes desportivos, na prossecução do incentivo à prática desportiva. O evento regressou aos moldes habituais, embora sem poder contar com o desporto escolar devido à situação pandémica que ainda atravessamos.

O glamour e a "chieira" do desporto estiveram reunidos na Gala, que homenageou os 91 atletas que conquistaram 123 títulos nacionais, três atletas com títulos universitários e 4 atletas com pódios a nível europeu ou mundial e um atleta militar com título conquistado. No total, foram 17 as modalidades praticadas que subiram ao pódio na época transata.

Os galardões foram entregues, em primeiro lugar, aos Campeões Universitários, uma vez que este ano não temos Desporto Escolar, devido à pandemia. Depois, foram chamados ao palco os Escalões de Formação - Infantis, Juvenis, Juniores. Após o prato principal, foram chamados a receber a distinção, os Campeões Seniores e Veteranos, assim como os atletas de Viana do Castelo que representam outros clubes que não no Município, mas que elevam igualmente o nome da cidade. Depois da sobremesa, foram galardoados os clubes vianenses Campeões Nacionais na época transata; atletas do concelho que alcançaram o pódio em campeonatos nacionais ou mundiais, assim como os agentes desportivos nomeados pelo júri nas 10 categorias em votação.

O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, dando as boas-vindas aos presentes

O júri das nomeações, composto pelo Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Ricardo Rego; pelo Chefe da Divisão do Desporto da Câmara Municipal, Sérgio Fernandes; pelo representante da Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC, Pedro Bezerra; por Rui Neto (treinador); Amândio Silva (personalidade do concelho de Viana do Castelo); Albano Rocha (dirigente); Rui Sousa (atleta) e pelos jornalistas Cristina Torres, Fernando Pereira e Miguel Costa, atribuiu as distinções ao Atleta do Ano – Masculino, Atleta do Ano – Feminino, Atleta Revelação Feminino, Atleta Revelação Masculino, Treinador do Ano, Dirigente do Ano, Equipa do Ano e Associação Desportiva ou Clube do Ano. Por sua vez, a autarquia vianense atribuiu mais dois prémios, distinguindo o Prémio Homenagem e Prémio Especial da Câmara Municipal de Viana do Castelo.


Como Atleta do Ano – Masculino foi distinguido Miguel Crespo, atleta de futebol, que em 2021, representando o Grupo Desportivo Estoril Praia, se sagrou Campeão Nacional da II Liga e mereceu o título de Melhor Jogador da II Liga. Foi transferido para o Fenerbahçe SK (Turquia) em setembro de 2021.

Atleta do Ano Masculino - Miguel Crespo

Como Atleta do Ano – Feminino foi distinguida Ana Rodrigues, da natação, que em 2021 representou a Escola Desportiva de Viana e foi Campeã Nacional Absoluta Piscina Longa 50m Livres Sénior, Campeã Nacional de Piscina Longa 50m e 100m Bruços Sénior, tendo sido Recordista Nacional Absoluta e Sénior 100m bruços e Recordista Nacional Sénior 50m bruços.

Atleta do Ano Feminino - Ana Rodrigues

A Atleta Revelação do Ano - Feminino foi Marta Lisboeta Araújo, do Clube de Atletismo Olímpico Vianense, que foi Campeã Nacional Salto em Comprimento Sub-18 e Sub-20, Campeã Nacional no Heptatlo Sub-18, Recordista Regional Absoluta de Salto em Altura e Salto em Comprimento e Recordista Regional Sub-18 em 100m barreiras e Heptatlo.

Atleta Revelação do Ano Feminino - Marta Lisboeta Araújo

O Atleta Revelação do Ano – Masculino é Tomás Silva, do futebol, que representou o Sporting Clube de Portugal em 2021, tendo sido Campeão Nacional da I Liga, foi atleta internacional, tendo integrado a seleção Sub20.

Atleta Revelação do Ano Masculino - Tomás Silva

O júri independente elegeu Jorge Resende (modalidade basquetebol) como Treinador do Ano. O treinador representou o Clube de Basquete de Viana na época passada e foi Coordenador Técnico e Treinador da equipa principal que milita no Campeonato Nacional da I Divisão Masculina. Foi também treinador principal da equipa sénior masculina do Clube de Basquete de Viana que subiu para o Campeonato Nacional da I Divisão Masculina em 2020, contando já com 11 épocas como treinador do Clube de Basquete de Viana.

Treinador do Ano - Jorge Resende

O Dirigente do Ano escolhido pelo júri foi Rogério Martins, do futsal do Santa Luzia Futebol Clube. É Presidente da Direção do Santa Luzia Futebol Clube desde 2009, clube que participa, pelo décimo ano consecutivo, no Campeonato Nacional de Futsal Feminino, sendo um dos poucos clubes totalistas com presenças em todas as edições desta competição.

Dirigente do Ano - Rogério Martins

Como Equipa do Ano foi selecionada a equipa sénior feminina do Voleibol Clube de Viana, que, na época 2020/2021, se sagrou Campeã Nacional da 3.ª divisão. Todos as atletas foram formadas no Clube, com a inclusão de jogadoras de escalões de formação na equipa sénior.

Equipa do Ano - Equipa Sénior Feminina do Voleibol Clube de Viana

O prémio de Associação Desportiva ou Clube do Ano foi atribuído ao Darque Kayak Clube, fundado em 1994, que conta com 80 atletas federados. Os seus atletas competem em todos os escalões etários no âmbito distrital, nacional e internacional, em provas das mais diversas disciplinas da modalidade de Canoagem.

Associação Desportiva/Clube do Ano - Darque Kayak Clube de Viana


MUNICÍPIO ATRIBUIU O PRÉMIO ESPECIAL A TODAS AS ASSOCIAÇÕES E CLUBES DESPORTIVOS


O Município de Viana do Castelo decidiu atribuir o "Prémio Especial do Município" a todas as associações e clubes desportivos, porque apesar de uma pandemia mundial encararam esta adversidade com resiliência e dedicação. O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinalou o facto de, “apesar das paragens forçadas, dos isolamentos e da falta do tão importante público”, as associações e os clubes se terem empenhado “na reinvenção e continuarem motivados para a prática desportiva”.

“Os nossos clubes e associações desportivas mostraram que o desporto foi um importante aliado na luta pandémica. Este galardão premeia assim dirigentes, associados, equipas técnicas e atletas de todos os clubes e associações pela sua superação, empenho e união”, realçou o edil.


Por fim, o Prémio Homenagem do Município de Viana do Castelo foi atribuído a Gregório Guisantes, Professor de Educação Física na APPACDM durante 30 anos, de 1978 a 2008, com mais 6 anos de voluntariado após a aposentação. Treinou centenas atletas portadores de deficiência para competições nacionais e internacionais.

Prémio Homenagem do Município de Viana do Castelo - Gregório Guisantes

Em representação do Governo, José Maria Costa, atual secretário do Estado do Mar no XXIII Governo, discursou no evento, felicitando Luís Nobre "por ter retomado esta Gala nos modelos e na forma convencional, porque esta é verdadeiramente uma festa do desporto, em que se celebra hoje o trabalho de muitos jovens que, ao longo de um ano inteiro fazem imenso sacrifício para a sua prática desportiva, mas acima de tudo, estão também a construir uma verdadeira escola de cidadania", destacou.

secretário de Estado do Mar - José Maria Costa

Troféu dos Campeões a ser construído

Durante a cerimónia da VI Gala do Desporto de Viana do Castelo foi, ainda, exibido um vídeo a demonstrar o processo de fazedura dos troféus que foram entregues. "Saber fazer é uma verdadeira obra de arte, banhada a ouro. Parabéns", comentava o apresentador do evento, Ricardo Ribeiro, acompanhado da elegante apresentadora Inês Gonçalves.


No final da Gala do Desporto, houve espaço no palco para a tradicional foto de família, com todos os homenageados, ao som de "We Are the Champions", dos Queen.




0 comentário

Comments


bottom of page