top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo acolhe XXV Festival de Folclore Internacional - Alto Minho, de 17 a 23 de julho

O XXV Festival de Folclore Internacional - Alto Minho está de regresso de 17 a 23 de julho a Viana do Castelo, contando com a participação de grupos da Bolívia, Bulgária, Índia, Quénia, Polónia, Sérvia e Portugal.




cartaz do evento com ilustração de pessoas trajadas a dançar rancho

Em 2023, na comemoração dos seus 25 anos, ascende a 64 o número de nações que já participaram neste festival de folclore internacional.


O programa inclui um evento que junta vianenses e grupos visitantes, mas também migrantes residentes em Viana do Castelo que nos darão a provar comida do seu país de origem (Brasil, Síria, Arménia, Ucrânia, Venezuela e Afeganistão). Na festa “Abraço de Música e Dança”, todos se juntarão e o público passará a ser também protagonista, aprendendo as danças e as músicas dos países que nos visitam, podendo dançar com eles, já sem trajes, fazendo da Praça da República um gigante terreiro.


Este festival proporcionará aos elementos dos grupos estrangeiros uma tarde cultural, onde será possível visitar locais de interesse histórico e cultural de Viana do Castelo, como o Navio-hospital Gil Eannes, o Museu do Traje, e/ou subir o monte de Santa Luzia no centenário funicular.


Para além das galas em que se podem apreciar os seis grupos visitantes, tanto no centro da cidade como em Barroselas, duas galas terão o propósito de permitir que o público conheça mais aprofundadamente a cultura dos seus países (quinta e sexta-feira).


Recorde-se que o festival existe desde 1997 e comemora, na presente edição, 25 anos, tendo apenas sido interrompido durante os dois anos de restrições devido à COVID-19. Na sua comissão organizadora, este festival incluiu nove grupos de folclore associados da AGFAM - Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho, o que aumenta o número de pessoas/comunidades envolvidas, ou seja, cerca de 200 viverão o Festival em pleno e mais de 300 darão o seu contributo, seja ajudando na sua organização, seja sendo protagonista em algum evento. Grupo Folclórico Danças e Cantares de Alvarães, Grupo Danças e Cantares de Vila Nova de Anha, Grupo Etnográfico de Areosa, Grupo Folclórico São Paulo de Barroselas, Grupo Folclórico das Bordadeiras da Casa do Povo de Cardielos, Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço, Grupo Etnográfico de Castelo do Neiva, Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima e Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca são os grupos envolvidos.


Contribuem ainda para o sucesso deste Festival um grupo de voluntários que integram a comissão organizadora que inclui elementos fundadores do festival há 25 anos, músicos e bailarinos profissionais, representantes da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da AGFAM, da VianaFestas, da Associação Empresarial de Viana do Castelo e do Turismo do Porto e Norte de Portugal.


A todos os grupos visitantes será ofertado o troféu "Vira", uma obra criada pelo Arquiteto Ermanno Aparo, que a presenteou ao Festival de Folclore Internacional Alto Minho em 2004.



PROGRAMA


Dia 17/07/2023 (2ª feira): Acolhimento dos 6 grupos visitantes

Dia 18/07/2023 (3ª feira):

Manhã – Desfile pelas ruas de Viana do Castelo e receção oficial na Porta Mexia Galvão

22h00 - GALA DE ABERTURA – Praça da República – Quarteto Viana d’Arcus e 6 grupos visitantes

Dia 19/07/2023 (4ª feira):

14h30 – GALA FESTA DA VIDA – Espetáculo dedicado a idosos e crianças na Escola Frei Bartolomeu dos Mártires com todos os grupos visitantes

21h30 - BARROSELAS CANTA E DANÇA COM O MUNDO - Espetáculo em Barroselas com todos os grupos visitantes

Dia 20/07/2023 (5ª feira):

Manhã – Atuações em Instituições de Solidariedade Social e empresas

Tarde Cultural – Visitas dos grupos a locais de interesse histórico e cultural

22h00 – GALA ABRAÇO DE CULTURAS – Praça da República – 3 grupos visitantes

Dia 21/07/2023 (6º feira):

Manhã – Atuações em Instituições de Solidariedade Social e empresas

22h00 – GALA ABRAÇO DOS CONTINENTES – Praça da República - 3 grupos visitantes

Dia 22/07/2023 (Sábado):

11h00 - CONCERTO PELA PAZ – Igreja da Sagrada Família

22h00 - GALA DA DESPEDIDA – Praça da República – 6 grupos visitantes

Dia 23/07/2023 (Domingo):

12h30 – Almoço de confraternização com os grupos locais nas suas sedes

19h30 – Abertura das “Tasquinhas da diversidade” - Praça da República, com participação de comunidades estrangeiras residentes em Viana do Castelo: Brasil, Síria, Arménia, Ucrânia, Venezuela e Afeganistão.

22h00 – ABRAÇO DE MÚSICA E DANÇA – Praça da República - Confraternização e aprendizagem de danças e músicas tradicionais entre os grupos participantes e a comunidade.




0 comentário

Comentários


bottom of page