Viana do Castelo acolheu Encontro da rede Norte dos Centros de Formação de Associações de Escolas | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo acolheu Encontro da rede Norte dos Centros de Formação de Associações de Escolas

O Secretário de Estado da Educação, António Leite, esteve esta manhã em Viana do Castelo para participar no encontro da rede dos Centros de Formação de Associações de Escolas (CFAE) do Norte, num momento que contou também com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e do Vice-Presidente e Vereador da Educação, Manuel Vitorino.





homem de pé, falando, numa mesa com outros oradores

No encontro, que aconteceu na Escola Secundária de Monserrate, o Presidente da Câmara garantiu que o Centro de Formação de Associações de Escolas de Viana do Castelo “terá sempre o apoio do Município para que a visão e missão desta rede se concretize”.


“A Educação tem sido sempre, para nós, a nossa segunda prioridade em termos de Orçamento e, em 2024, apensar de ser a nossa terceira Grande Opção do Plano, foi reforçada em mais de 600 mil euros face ao ano anterior”, explicou.


“A Educação é determinante, consideramos que é um pilar fundamental do desenvolvimento do nosso concelho e, por isso, temos feito um esforço para garantir melhores estruturas, projetos educativos de excelência, apoiando os nossos alunos e os profissionais de educação”, realçou Luís Nobre.


O Secretário de Estado da Educação, António Leite, indicou também que os Centros de Formação “são estruturas fundamentais” e que, ao longo do tempo, “demonstram a capacidade de adaptação que sempre tiveram”.

homem de pé, segurando um prato com símbolo de Viana do Castelo, numa mesa com outros oradores
António Leite - Secretário de Estado da Educação

O Diretor do CFAE de Viana do Castelo, Gilmar Marques, afirmou existir uma total disponibilidade do Centro de Formação de Associações de Escolas “para colaborar com a Câmara Municipal e a CIM do Alto Minho na preparação e implementação dos planos de formação dos colaboradores das escolas”.


Já o representante dos CFAE do Norte, João Sousa, assegurou que “precisamos ter bons recursos”. “Não precisamos de muitos, mas sim de bons recursos para desempenharmos funções importantes”, disse, assegurando que “a lógica dos Centros de Formação é assente, por completo, na colaboração”.


Na sessão de abertura do encontro, que reuniu dezenas de profissionais do Norte dos Centros de Formação de Associações de Escolas, marcou ainda presença a Diretora do Agrupamento de Escolas de Monserrate, Maria das Dores Silva.

pessoas sentadas numa sala assistindo a uma conferência


0 comentário
bottom of page