Viana do Castelo ambiciona ser “A Melhor Cidade Europeia do Desporto em 2023”
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo ambiciona ser “A Melhor Cidade Europeia do Desporto em 2023”



Objetivo traçado pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, na cerimónia de encerramento do projeto Leiria Cidade Europeia do Desporto 2022, que teve lugar na passada sexta-feira, 6 de janeiro, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. A Gala de Ouro ficou marcada pela passagem do troféu de Cidade Europeia do Desporto a Viana do Castelo, que inaugura, oficialmente, as comemorações deste grande ano desportivo, no próximo dia 21 de janeiro.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, recebeu, na noite de ontem, das mãos do Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, o troféu simbólico da passagem de testemunho para que Viana do Castelo arranque oficialmente com a Cidade Europeia do Desporto 2023.


Desde 1 de janeiro, Viana do Castelo é Cidade Europeia do Desporto, no entanto, vai ser na Gala Oficial de início das comemorações, marcada para sábado, 21 de janeiro, que vai ser dado “o pontapé de saída” para um ano repleto de desporto, em todas as suas vertentes.


Em 2022, Leiria foi considerada “a melhor cidade europeia do desporto”, título que Viana do Castelo também ambiciona. Na cerimónia de encerramento do projeto Leiria Cidade Europeia do Desporto 2022, o Presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, referiu que “só foi possível concretizarmos este projeto com apoio do associativismo que, além de uma arte nobre, é uma verdadeira fábrica de campeões brilhantes”. Ao passar o testemunho ao Presidente da Câmara de Viana do Castelo, o autarca leiriense desejou “um ano de enorme sucesso e de muito desporto” a Viana do Castelo como Cidade Europeia do Desporto 2023.

Gonçalo Lopes - Presidente da Câmara Municipal de Leiria

Em declarações aos jornalistas, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, visivelmente entusiasmado e motivado com este evento que trará “enorme projeção” para Viana do Castelo, referiu que “o nosso objetivo é sermos a Melhor Cidade Europeia do Desporto em 2023”, e que “temos de continuar a ser ambiciosos, pois acreditamos em todos os nossos agentes desportivos, em todos os treinadores nas várias modalidades; nos nossos atletas, nas nossas famílias para apoiarem o movimento associativo, e dessa forma, concretizarmos, efetivamente, uma grande manifestação desportiva, no desporto informal e formal, e marcar o que já é esta rotina da ACES [Associação das Cidades Europeias do Desporto] na realização e na atribuição das cidades europeias do desporto a Portugal e na Europa (…) e assim, conseguirmo-nos distinguir tal como aconteceu com Leiria em 2022, e atingirmos esse objetivo que é sermos a melhor cidade europeia do desporto em 2023.”

Luís Nobre - Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a receber o troféu das mãos do Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes

Luís Nobre, adiantou que “está a ser preparada uma grande festa” e aproveitou para convidar todos a acompanharem a gala oficial de abertura de Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023 e os vários eventos que vão decorrer ao longo do ano e que “irão contribuir para projetar a cidade como saudável e de futuro”. Viana do Castelo promove inúmeras atividades das mais variadas modalidades ao longo do ano e conta atualmente com 4.500 atletas federados e mais de 10.000 não federados, distribuídos por 88 clubes e coletividades que promovem regularmente 50 modalidades.


A passagem de testemunho em Leiria contou com momentos de dança urbana pelo “Projeto Community”, e ainda ginástica acrobática, responsabilidade da Escola de Ginástica e Formação Acrobática (EGFA), assim como momentos musicais levados a cabo pelo vocalista dos Quinta do Bill, Moisés, acompanhado pelo Instituto de Jovens Músicos – Conservatório de Música e Artes, que animaram a noite.

Na gala de encerramento do projeto Leiria Cidade Europeia do Desporto 2022, marcaram presença o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, o Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Pataco, e o Presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto (ACES Portugal), Nuno Santos.

Nuno Santos - Presidente da ACES Portugal

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, desejou “a maior sorte” a Viana do Castelo. Já o Presidente da ACES Portugal, Nuno Santos, referiu ter “a certeza que Viana do Castelo vai ser igual ou ainda melhor do que Leiria neste desafio que é ser Cidade Europeia do Desporto” pois “a nossa aposta em Viana do Castelo foi o facto de a cidade ter três elementos: montanha, mar e rio, e apostar na promoção do desporto para todos, desde as escolas até aos mais idosos”, propósito que espera por parte dos Municípios enquanto Presidente da ACES Portugal.

João Paulo Correia - Secretário de Estado da Juventude e do Desporto



0 comentário
bottom of page