Viana do Castelo apela ao Ministério da Saúde para que seja criado Serviço de Radioterapia na ULSAM | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo apela ao Ministério da Saúde para que seja criado Serviço de Radioterapia na ULSAM

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, recebeu em audiência a Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo, na sequência de um abaixo assinado subscrito por mais de 30 mil cidadãos dos dez concelhos do distrito. O autarca, sensível às necessidades apresentadas, assumiu que irá dar nota desta necessidade junto da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e do Ministério da Saúde.




pessoas sentadas à volta de uma mesa grande

De acordo com nota do município, "a audiência serviu sobretudo para que a direção da Liga dos Amigos do Hospital, encabeçada por Defensor Moura, apresentasse os argumentos para a necessidade daquela área de prestação de serviços na ULSAM" [Unidade Local de Saúde do Alto Minho]. A nota acrescenta que, segundo a Liga dos Amigos do Hospital, "são 400 novos doentes por ano no distrito a necessitar destes cuidados e que têm que se deslocar a Braga ou ao Porto."


Perante estes factos, Luís Nobre mostrou-se sensibilizado com os argumentos do abaixo assinado para a criação de um Serviço de Radioterapia e garantiu que irá apresentar junto da tutela e da CIM Alto Minho aquelas preocupações, tanto mais que "o Ministro da Saúde é um profissional da área e certamente entenderá a necessidade registada pela Liga, que precisa de enquadramento técnico por se tratar de uma área muito específica."

pessoas sentadas à volta de uma mesa de madeira grande

Recorde-se que a Liga lançou o abaixo assinado para auscultar a opinião dos potenciais utentes da ULSAM sobre a inexistência deste serviço para tratar doentes com cancro, documento que foi subscrito por mais de trinta mil cidadãos do distrito. A Liga dos Amigos do Hospital “pugna há 42 anos pela humanização dos cuidados hospitalares prestados aos doentes do Alto Minho”, pelo que este serviço iria minorar e evitar deslocações e sofrimento aos pacientes.


Por todos estes motivos, Luís Nobre comprometeu-se a levar o assunto à tutela, de forma a reforçar as diligências já recentemente tomadas pela Liga junto do próprio Ministro em março passado.




0 comentário
bottom of page