Viana do Castelo apresenta projeto de Mediadores Municipais e Interculturais
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo apresenta projeto de Mediadores Municipais e Interculturais



Projeto visa promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação.


A iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo, com financiamento do Fundo Social Europeu, é constituída por uma equipa de 5 mediadoras que está a atuar em dois níveis, junto da população migrante e da população de etnia cigana, em parceria com a Sociedade de Instrução e Recreio Darquense (SIRD) e a Cáritas Diocesana.


Na apresentação do projeto às entidades parceiras, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, destacou a necessidade de “articulação” e “partilha” entre todas as entidades envolvidas neste projeto. “Este será sempre um trabalho contínuo, sem final definido, numa verdadeira convergência de esforços”, declarou o edil.


“A integração e coesão social só existe quando há um acesso universal pleno”, reforçou o autarca, considerando que as cinco mediadoras municipais serão “o cimento que irá unir e interligar todas as entidades envolvidas e os mais vulneráveis, incluindo todos os migrantes que acolhemos”.


A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, referiu que este projeto surgiu de “uma necessidade identificada” e explicou que as cinco mediadoras intervêm a nível da Educação, Intervenção familiar, Saúde, Emprego, Segurança e Solidariedade.

Tendo como públicos-alvo as minorias étnicas e a comunidade migrante do concelho vianense, as ações no terreno incluem conversas “A Família/Escola”, Teatro com vida, apoio ao acesso aos serviços públicos, apoio à autonomia e integração social.


Os mediadores são intermediários para as situações sociais, interindividuais ou intergrupais, de multiculturalidade significativa, tendo em vista o reconhecimento do outro e da aproximação das partes, a comunicação e a compreensão mútua, a aprendizagem e o desenvolvimento da convivência, a regulação de conflitos e adequação institucional, entre os atores sociais ou institucionais etnoculturalmente diferenciados.


A equipa tem como missão facilitar a relação e a comunicação entre os diferentes protagonistas da comunidade (instituições, profissionais e cidadãos/ãs); aumentar a participação dos protagonistas para fortalecer e desenvolver a comunidade; adequar as instituições e os serviços às caraterísticas da comunidade e às suas necessidades; e promover a prevenção e a regulação da conflitualidade manifesta e latente da comunidade local.


O projeto surgiu de uma candidatura POISE-03-4233-FSE-000101 aprovada no final de 2021 e tem como objetivos a criação de um Espaço (Inter)culturas e a promoção de sinergias para o desenvolvimento das atividades; divulgação e disseminação do projeto; dinamização de conversas “A Família/Escola” promovendo um maior envolvimento escolar por parte dos encarregados de educação; acompanhamento personalizado aos serviços públicos, de modo a facilitar a relação, o acesso e a comunicação na resolução de situações/problemas existentes; dinamização da atividade “Teatro com Vida”, fomentando a participação comunitária e o desenvolvimento de competências sociais, relacionais e cívicas, com a finalidade preventiva de regulação de conflitos.



0 comentário
bottom of page