Viana do Castelo aprova reabilitação da Estrada de Santa Luzia por 1,2 milhões de euros | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa

- há 3 dias
- 2 min de leitura
21 de janeiro, 2026.
O executivo municipal deu esta terça-feira, luz verde ao projeto de reabilitação da Estrada de Santa Luzia, um investimento superior a 1,2 milhões de euros que pretende modernizar uma via estruturante de Viana do Castelo e garantir a segurança de automobilistas e peões.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária, a abertura do concurso público e a respetiva autorização de despesa para esta empreitada. O projeto de execução tem uma estimativa orçamental de 1,216 milhões de euros e foca-se num troço crítico que liga a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, o Hospital de Santa Luzia, ao entroncamento de acesso ao Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus.

Na proposta apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, é sublinhado que a via apresenta atualmente um estado de degradação elevada. O autarca refere que, por ser um dos principais eixos de mobilidade para o hospital e para a própria cidade, a atual condição do piso rodoviário e dos passeios pedonais não cumpre as funções de segurança necessárias. A intervenção vai resolver problemas na drenagem de águas pluviais e reforçar a iluminação pública, que é considerada escassa para as necessidades dos utilizadores.
Esta intervenção já tinha sido sinalizada como prioritária pelo autarca em novembro passado. Luís Nobre destacou que a reabilitação da Estrada de Santa Luzia prevê não só a pavimentação integral como também a criação de passeios totalmente acessíveis. O objetivo central passa por assegurar maior conforto aos moradores da zona e garantir que os utilizadores da via possam circular com os padrões modernos de mobilidade urbana.
A obra está integrada no Plano de Atividades e Orçamento de 2026, onde a área da Mobilidade e Vias de Comunicação detém um papel de destaque. No orçamento do presente ano, esta rubrica conta com uma dotação global de 11,96 milhões de euros. O executivo municipal defende que a mobilidade é um fator determinante para o desenvolvimento eficaz do território e para a dinamização da atividade económica local.
Com este investimento, a autarquia reforça o compromisso de transformar o espaço público, tornando-o mais inclusivo e seguro para todos. A melhoria das acessibilidades ao Hospital de Santa Luzia é vista como um passo fundamental para o bem-estar da população, facilitando o fluxo de tráfego numa área de grande densidade de serviços e turismo.












Comentários