top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo celebra Dia da Mulher com debate no feminino

Para comemorar e assinalar o Dia da Mulher, a 8 de março, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove um debate-conferência “Ser Mulher em Viana do Castelo”, que vai contar com a presença de mulheres do concelho representantes de diversos setores de atividade, entre empresárias, professoras, pescadoras, atletas, escritoras e profissionais de saúde.




museu do traje com manequins com exemplares diversos

A conferência acontece no Museu do Traje, às 17h00, de dia 8 de março. Esta iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Editora Rapsódia Final está integrada no âmbito da reedição da Obra de Maria Lamas.


O debate será moderado por um jornalista do jornal Público e o painel conta com a presença de Flora Silva, professora aposentada e figura política de referência no concelho; Maria José Neto, pescadora e Presidente da Associação de Armadores de Pesca de Castelo do Neiva; Manuela Machado, atleta natural de Cardielos que conquistou a medalha de ouro na prova feminina da maratona nos Campeonatos do Mundo em Gotemburgo, na Suécia; Conceição Pimenta, bordadeira e empresária proprietária da Casa Sandra – Bordados de Viana; Joana Sancha Pinto, proprietária do À Moda Antiga – Retro Market & Bistro; Madalena Passos “Lena do Barrinhos”, escritora; e Sara Jácome, enfermeira.


“As Mulheres do meu País”, de Maria Lamas, foi editada originalmente há 75 anos. Esta reedição corresponde a um ambicioso projeto dedicado às mulheres portuguesas e ao tema “que igualdade em 50 anos de liberdade”, tão relevante nos nossos dias.


Maria Lamas lutou pelos direitos das mulheres, pela sua dignificação e pela causa da paz, temas que foram traves mestras do seu trabalho político, no qual transpareceu sempre a força da solidariedade e o amor sublime pela Humanidade, seja na escrita para crianças, seja no romance ou na grande reportagem sobre as vidas das mulheres portuguesas.


Todos os anos, a 8 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher para comemorar e honrar as realizações das mulheres, aumentar a sensibilização para as disparidades de género e a discriminação, bem como promover o apoio global às mulheres.




0 comentário

Comments


bottom of page