Viana do Castelo congratula ciclista Iuri Leitão pelo título de vice-campeão europeu de pontos
- Fernanda Pinto Fernandes

- 7 de out. de 2021
- 2 min de leitura

O ciclista, natural de Santa Marta de Portuzelo, sagrou-se vice-campeão europeu de pontos no campeonato da Europa de ciclismo de pista, em Grechen, na Suíça, ontem dia 6 de outubro.
O português marcou, e foi marcado, desde cedo por Benjamin Thomas, numa especialidade, com 16 ‘sprints’ ao longo da prova e a possibilidade de ganhar pontos ao dar uma volta ao pelotão, em que já tinha sido ‘vice’ nos Europeus sub-23 de 2020.
A nível sénior, foi campeão europeu no scratch no ano transato, vice-campeão na eliminação e ainda conquistou um bronze no omnium, pelo que não seria um ‘desconhecido’ na pista, enquanto na estrada se transfere, após o fim do ano, da Tavfer-Measindot-Mortágua para a Caja Rural-Seguros RGA, do segundo escalão do ciclismo mundial.

Iuri Leitão somou vários pontos nos primeiros momentos pontuáveis, ganhando o primeiro, e acabou por integrar uma motivação que conseguiu 20 pontos por uma volta, colocando-se em boa posição, mas já então abaixo de Thomas, que foi dominando a corrida.
Até final, o luso foi pontuando, com mais uma volta e vários ‘sprints’ nos quais foi controlando, sobretudo, as ‘ameaças’ à prata, conseguindo segurar-se e somar o quarto ‘metal’ em Europeus da conta pessoal.
O ciclista conquistou a quarta medalha em Europeus, ao somar 61 pontos, a 20 do tricampeão mundial na pista, o francês Benjamin Thomas, que repetiu o ouro nos pontos conseguido em 2014.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo congratulou o atleta pelo título de vice-campeão europeu de pontos obtido ontem nos Europeus de pista. E em nome dos vianenses, o autarca deixou os parabéns ao ciclista de 23 anos, por ter conquistado novamente um pódio e ter elevado o nome de Viana do Castelo e de Portugal.












Comentários