Viana do Castelo inicia esta semana vacinação de 10.180 pessoas
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo inicia esta semana vacinação de 10.180 pessoas

Inicia esta semana, no Pavilhão Desportivo da Meadela, a vacinação contra a Covid-19 de 10.180 pessoas do concelho de Viana do Castelo. A capacidade estimada de vacinação do posto instalado no pavilhão municipal será de cerca de 800 pessoas por dia.


O vereador da promoção da saúde, Ricardo Rego, indicou, durante a apresentação do centro de vacinação à comunicação social, que no concelho estão referenciadas para vacinação cerca de 10.180 utentes com 80 ou mais anos, bem como de pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas, indicando que serão os Centros de Saúde a fazer a convocatória dos utentes.


Este plano de vacinação contra a Covid-19 resulta de uma parceria da Câmara Municipal de Viana do Castelo com a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) e prevê ainda o envolvimento das Juntas de Freguesia. A Câmara Municipal de Viana do Castelo disponibiliza uma Linha de Apoio à Vacinação COVID-19 (telefone 258 819 310) para que os munícipes possam esclarecer dúvidas relacionadas com o processo.


A ULSAM vai envolver no centro de vacinação 20 profissionais de saúde, mais os funcionários municipais que possam ser necessários. No espaço foram instaladas 8 ‘boxes’, sendo quatro dedicadas ao centro de saúde de Viana do Castelo, duas ao de Barroselas e outras duas ao de Darque.



O centro de vacinação conta com percurso de circulação com sentido único, salas de espera após a vacinação, que inicia com 5 minutos de vigilância permanente por parte de um profissional de saúde, mais 20 minutos de espera, antes do utente dar por concluída a vacinação.



No pavilhão está ainda instalada uma zona de emergência, dotada "com profissionais de saúde especializados para acudir a algum utente que possa sentir-se mal", estando ainda prevista uma resposta para "situações excecionais, de pessoas com mobilidade muito reduzida", no exterior do pavilhão. "Está acautelado um espaço no exterior do edifício, caso os profissionais de saúde tenham de se deslocar a um carro ou a uma ambulância para fazer a inoculação", assegurou o responsável.


Segundo o vereador, a fase seguinte será a vacinação da população em geral, sendo que o Município de Viana do Castelo irá disponibilizar a ajuda necessária, envolvendo também as Juntas de Freguesia, tendo em conta a aprendizagem alcançada com a vacinação contra a gripe sazonal, promovida em finais de 2020.


No sábado passado começaram a ser vacinados os Bombeiros Sapadores, Bombeiros Voluntários e as forças de segurança do concelho.

0 comentário
bottom of page