Viana do Castelo investe 228 mil euros para garantir AEC a 1521 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo investe 228 mil euros para garantir AEC a 1521 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico

O executivo municipal aprovou um conjunto de propostas de protocolos de colaboração, no valor total estimado de 227.950 euros, que vai permitir o desenvolvimento das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) junto de 1521 alunos dos 67 grupos do 1.º Ciclo do Ensino Básico das escolas do concelho de Viana do Castelo.




crianças sentadas em círculo com o braço no ar, respondendo à professora

De acordo com as propostas apresentadas pelo Vereador da Educação, Manuel Vitorino, as Atividades de Enriquecimento Curricular “constituem uma oferta relevante para os alunos do 1.º CEB, de caráter facultativo para os alunos, com um cariz formativo, cultural e lúdico, que complementem as componentes do currículo”. Deste modo, cada estabelecimento de ensino do 1.º ciclo garante a oferta de uma diversidade de atividades que considera relevantes para a formação integral dos seus alunos e articula com as famílias uma ocupação adequada dos tempos não letivos.


Para o ano letivo 2023/2024, a Câmara Municipal de Viana do Castelo firma, assim, protocolo com os diversos agrupamentos de escolas do concelho e a Associação Tempos Brilhantes.


As AEC serão implementadas através de uma prática lúdica, privilegiando a utilização de espaços ao ar livre, com incentivo à interação e criatividade, tendo como pilar basilar e primordial as orientações programáticas das Atividades de Enriquecimento Curricular emanadas pelo Ministério da Educação.


Serão desenvolvidas em vários domínios, com temas de interesse pedagógico e social, tais como a saúde, ambiente, cidadania, entre outros, ajustados ao projeto educativo do agrupamento escolar.


Recorde-se que, no Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2023 da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a rubrica Educação, Ciência e Conhecimento é a segunda com maior verba. O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, refere que a educação se assume como um pilar fulcral para o desenvolvimento humano sustentável do concelho, representando 8,7 M€ (13,7%) nas Grandes Opções do Plano.





0 comentário
bottom of page