Viana do Castelo investe mais de 366 mil euros para apoiar desporto
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo investe mais de 366 mil euros para apoiar desporto



No âmbito da candidatura de Viana do Castelo a Cidade Europeia do Desporto 2023, o executivo tem reforçado a aposta no desporto, com apoios diversos a atletas e a coletividades. Assim, na reunião de executivo municipal, foi aprovado um conjunto de medidas para apoiar e incentivar a prática desportiva no concelho, num valor global superior a 366 mil euros.


A maior fatia do investimento no desporto vai para o programa educativo municipal “Náutica nas Escolas”, que implica um esforço financeiro de 182.400 euros. Este montante é dividido num valor mensal fixo, de 3.800 euros, a atribuir ao longo deste ano aos quatro clubes náuticos do concelho: Clube de Vela de Viana do Castelo, Darque Kayak Club, VRL – Viana Remadores do Lima e Surf Clube de Viana.


Neste ano letivo de 2021/2022, a Náutica nas Escolas abrange cerca de 2.000 estudantes de dez escolas vianenses, distribuídos por 97 turmas. Desta forma, integrada na disciplina de educação física, é lecionada aos estudantes das escolas básicas e secundárias a prática de desportos náuticos num projeto que envolve os agrupamentos escolares e os clubes náuticos no Centro de Canoagem, Centro de Remo, Centro de Vela e Centro de Alto Rendimento do Surf.


O projeto Stand Up Paddle Para Todos, para pessoas com deficiência, integra também este primeiro pacote financeiro desportivo. O projeto surgiu por iniciativa da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) e vai abranger 120 utentes da unidade de Areosa, numa iniciativa que merece um investimento municipal de 9.153 euros para aquisição do material necessário à prática da modalidade.


A APPACDM já tinha utentes integrados no projeto Náutica para Todos e agora alarga a prática desportiva dos utentes ao Stand Up Paddle. Numa segunda fase, este projeto irá abranger 200 pessoas com deficiência ou incapacidade, utentes de outras unidades da APPACDM e mais 100 crianças e jovens com deficiência ou com incapacidades apoiadas por outras instituições.


Foram ainda aprovados diversos apoios, no valor global de 59.740 euros, para o desenvolvimento desportivo de atletas do concelho. No âmbito do Programa Esperanças Desportivas, foram aprovados apoios a dois atletas do Clube de Atletismo Olímpico Vianense: Marta Araújo Lisboeta (renovação), com 2.750 euros, e Ricardo Pedro (renovação), também com 2.750 euros.


Na Alta Competição, através da Federação Portuguesa de Bilhar, foram atribuídos apoios a Henrique Correia, no valor de 6.780 euros, e a Maria Vânia Franco, no valor de 5.460 euros. Através do Surf Clube de Viana, foi ainda atribuído um apoio de 7.500 euros (renovação e aumento) à campeã mundial de surf adaptado, Marta Jordão Paço.


No Programa Olímpico, o município atribuiu ainda apoio a Miguel Ribeiro, do Clube de Atletismo Olímpico Vianense, com 4.000 euros; Beatriz Gago, Clube de Vela de Viana do Castelo, com 6.500 euros; Ana Rodrigues (renovação), nadadora da Escola Desportiva de Viana, com 7.500 euros; e Iuri Leitão, pela Federação Portuguesa de Ciclismo, com 7.500 euros. Foi ainda definido um patrocínio de 4.500 euros aos atletas Hélio Gomes e Cláudia Ferreira, do programa olímpico.


No âmbito da Medida 2 de Apoio à Atividade Desportiva, o Município aprovou igualmente 50.000 euros ao Sport Clube Vianense, para beneficiação dos vestiários e balneários do Estádio Dr. José de Matos, no âmbito da candidatura PRID.


No âmbito da Medida 4 de Apoio à Atividade Desportiva, foi aprovada uma verba de 36 mil euros aos Cyclones, para a realização da Meia Maratona Manuela Machado. Foram igualmente aprovados dois apoios à Federação Portuguesa de Bilhar, para os Campeonatos Europa Snooker 2021 e Campeonatos Europa Pool 2021, de 1.975 euros e 2.500 euros, respetivamente.


Um apoio extraordinário de 20 mil euros foi atribuído à participação nas competições internacionais da Associação Juventude de Viana, como o “Rink Hochey European Club Competitions”, subsidiando assim as inscrições, deslocações e estadia da equipa.


Na reunião de executivo foi também aprovado um apoio extraordinário ao Clube de Atletismo Olímpico Vianense, que iniciou na presente época a prática da modalidade de “Orientação”. Para fazer face às novas despesas foi definido um apoio de 5.000 euros.



bottom of page