Viana do Castelo: Museu do Traje e Filigrana conquistam Prémios Cinco Estrelas Regiões | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo: Museu do Traje e Filigrana conquistam Prémios Cinco Estrelas Regiões

O Museu do Traje e a Filigrana conquistaram, para Viana do Castelo, os Prémios Cinco Estrelas Regiões 2023. A Filigrana venceu na categoria Artesanato e o Museu do Traje conquistou a distinção na categoria Museus.




montra com manequins vestidos com traje à vianesa e filigrana dourada em destaque num traje negro

O Museu do Traje, integrado na Rede Portuguesa de Museus desde 2004, localiza-se no centro histórico da cidade, na Praça da República, e está instalado num edifício construído entre 1954 e 1958, com caraterísticas arquitetónicas do “Estado Novo”, onde funcionou até 1996 a delegação nesta cidade do Banco de Portugal.


A criação de um Museu dedicado à etnografia vianense - e muito particularmente ao Traje – onde se pudesse mostrar o arrojo e a criatividade das raparigas da região foi, desde muito cedo, uma aspiração dos vianenses e por ele lutaram nomes como Cláudio Basto, Abel Viana, o Tenente-coronel Afonso do Paço, Manuel Couto Viana, Amadeu Costa, Benjamim Pereira, entre muitos outros. Criado em 1997, o espaço assume a missão de estudar e divulgar a identidade e o património etnográfico vianense através do seu expoente máximo: o Traje à Vianesa.


Já a Filigrana, não sendo produzida em Viana do Castelo, é nesta cidade e em todo o concelho que esta arte encontra a sua maior montra. Durante a Romaria d’Agonia, o ouro sai à rua, a ornamentar o colorido do traje e a chieira vianense.


A filigrana é um trabalho ornamental feito de fios muito finos e pequenas bolas de metal, soldadas de forma a compor um desenho. O metal utilizado é geralmente ouro ou prata. Atualmente, a filigrana pode ser encontrada em todo o país, mas é na região Norte, mais concretamente em Viana do Castelo, que encontra o seu apogeu, sendo utilizada pelas mulheres trajadas à vianesa e pelos grupos folclóricos.


O Prémio Cinco Estrelas Regiões é um sistema de avaliação que identifica, segundo a população portuguesa, o melhor que existe em cada uma das 20 regiões (18 distritos + 2 regiões autónomas) ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outros ícones regionais de referência nacional, bem como premeia marcas portuguesas a nível regional.


Através de uma votação nacional os portugueses identificaram, para cada região, o que consideram Cinco Estrelas a vários níveis. Esta votação foi gerida pela Multidados.com, uma das empresas de estudos de mercado parceiras dos Prémios Cinco Estrelas, tendo contado no total com a participação de 436 mil consumidores portugueses e tendo sido avaliadas 939 marcas.




0 comentário
bottom of page