Viana do Castelo oferece “Páscoa Doce” de 9 a 18 de abril
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo oferece “Páscoa Doce” de 9 a 18 de abril



Viana do Castelo apresenta a programação "Páscoa Doce", entre 9 e 18 de abril, como forma de assinalar a quadra pascal, época de fé e de convívio. Durante este período, a Praça da República estará decorada com a temática da Páscoa e a cidade apresenta um Roteiro Doce que desafia vianenses e visitantes a provarem as iguarias das pastelarias locais.


O programa, organizado pela Câmara Municipal, Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) e Diocese de Viana do Castelo, visa dinamizar a cidade e o concelho neste período. O Vereador da Cultura na Câmara Municipal, Manuel Vitorino, afirma que o objetivo “não é replicar aquilo que se faz noutros lados, mas sim afirmar a nossa identidade numa quadra que é, apesar de tudo, festiva”.


“Tradicionalmente, no âmbito da vivência da fé das nossas populações, a Páscoa tem um tempo que a antecede mais pesaroso, de reflexão, mas é também um momento de alegria, de partilha e de convívio, o que é visível nas visitas do compasso pascal nas freguesias do nosso concelho, naquela que é a expressão do ressuscitar”, assegurou o responsável.


O Presidente da AEVC, Manuel Cunha Júnior, garante que o objetivo é também captar visitantes para o comércio tradicional, pelo que “foi pensado um Roteiro Doce pelas pastelarias e doçaria tradicional junto ao circuito de visitação do Roteiro Religioso pelas igrejas e capelas, que é já uma tradição de longa data em Viana do Castelo”.


“A Páscoa Doce tem a ver com esta divulgação do nosso comércio tradicional e da nossa doçaria. Temos um roteiro com 24 pastelarias e, no âmbito da certificação da Torta de Viana, teremos também uma ação promocional que acontece este sábado e irá contar com a presença dos 6 fabricantes certificados”, indicou Cunha Júnior.

O responsável da Paróquia de Santa Maria Maior, padre Armando Dias, assegurou que após dois anos de Páscoa muito condicionada pela pandemia, o regresso das celebrações tem uma importância acrescida. As paróquias vão seguir as recomendações da Conferência Episcopal e da Direção Geral da Saúde (DGS), pelo que quem irá acompanhar a cruz nos diferentes Compassos Pascais irá de máscara e não haverá beijo à cruz, “apenas haverá uma inclinação à cruz e a oração, pelo que não se demorará muito tempo em cada casa para se evitar os contactos”.

padre Armando Dias; Vereador da Cultura, Manuel Vitorino; Presidente da AEVC, Manuel Cunha Júnior.

A iniciativa arranca este sábado, 9 de abril, às 10h00, com a Praça da República a receber a Feira e Workshop de Palmitos. Nessa tarde, às 16h00, no Jardim Público, junto à Estátua de Viana, é promovida a iniciativa “Venha à Torta de Viana”, para degustação do doce típico vianense que foi recentemente certificado. Logo depois, às 18h00, a Porta Mexia Galvão, a poucos metros da praça rainha, recebe um concerto da Orquestra com Spirito.


A 10 de abril, domingo, às 10h30, a Sé de Viana do Castelo acolhe a Missa da Paixão, com Bênção de Procissão de Ramos. Às 15h30, terá lugar o Sermão do Encontro, com a Oração de Vésperas e Procissão do Senhor dos Passos a acontecer pelo centro histórico.


Na quarta-feira, 13 de abril, às 21h00, a Igreja da Sagrada Família recebe um Concerto da Semana Santa, com o Coro Viana Vocale, Diogo Zão no órgão e Vítor Lima na direção.


Na quinta-feira Santa, 14 de abril, às 19h00, a Sé de Viana do Castelo recebe a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, com lava-pés, apresentação das ofertas para os pobres e Procissão do Santíssimo Sacramento.


Um dos pontos altos da Páscoa Doce é, na quinta-feira Santa, entre as 20h00 e as 24h00, a Visita às Capelas, num roteiro religioso pelas igrejas e capelas da cidade. Serão 21 igrejas e capelas abertas ao culto, para esse momento: Sé de Viana do Castelo, Igreja da Misericórdia, Capela de N.ª Sr.ª do Resgate (Rua da Bandeira), Igreja de N.ª Sr.ª da Caridade, Igreja de São Francisco (Ordem Terceira), Capela da Casa da Carreira (Câmara Municipal), Capela das Almas, Igreja do Seminário do Carmo, Igreja Paroquial de N.ª Sr.ª de Fátima, Igreja da Sagrada Família, Capela de St.ª Rita (junto ao Colégio do Minho), Capela de N.ª Sr.ª d’Agonia, Capela de S. Roque (junto à da Sr.ª d’Agonia), Capela do Carmelo de St.ª Teresinha, Capela do Seminário Diocesano, Capela de N.ª Sr.ª das Candeias (Largo Vasco da Gama), Capela de Santa Catarina e Igreja Paroquial de Monserrate, Capela de N.ª Sr.ª da Conceição da Rocha (junto à Sr.ª d’Agonia), Santuário do Sagrado Coração de Jesus-Santa Luzia e Capela do Hospital de Santa Luzia.

Nessa noite de 14 de abril, às 21h30, a Igreja da Misericórdia recebe um Concerto de Páscoa pelo Coral Polifónico de Viana do Castelo.


Dias 15 e 16 de abril, acontecem Feirões da Páscoa na Praça da República, a partir das 10h00, com feira de doces típicos desta festividade religiosa e a participação de grupos folclóricos.


Na sexta-feira santa, às 21h00, acontece ainda a Via-Sacra, pelas principais ruas do centro histórico.


No Sábado de Aleluia, 16 de abril, às 11h00, a Porta Mexia Galvão é palco de uma atuação da Big Band da Associação Musical – Zepam.


A programação inclui ainda a Queima do Judas, a 16 de abril, às 12h00, em Monserrate e, às 23h00, no Largo das Neves. No dia de Páscoa, 17 de abril, às 9h00, a Câmara Municipal de Viana do Castelo recebe o compasso pascal.


A programação encerra segunda-feira, dia 18, a partir das 12h30, com o Largo das Neves a receber a grandiosa Páscoa a Três, com cerimónias e momentos de convívio. A “Páscoa a Três” é um conjunto de iniciativas que se desenvolve no período pascal nas comunidades que brindam na Mesa dos Três Abades – Barroselas, Mujães e Vila de Punhe. A programação conjuga a fé com a tradição e o profano, integrando o “Encontro das Cruzes, o “Brinde na Mesa dos Três Abades” e o “Hastear da Bandeira”.



0 comentário
bottom of page