top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo participa na Feira Internacional de Artesanato em Lisboa

26 de Junho, 2024

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai participar, mais uma vez, na Feira Internacional de Artesanato (FIA), que decorre na FIL - Parque das Nações, em Lisboa, entre 29 de junho e 7 de julho, naquela que é a maior feira internacional de artesanato da Península Ibérica e a segunda maior da Europa.




cartaz da FIA Lisboa e casal de namorados sentados num chafariz a ouvir um guitarrista

A FIA Lisboa é uma plataforma de excelência para a promoção da identidade e desenvolvimento dos territórios nacionais e estrangeiros designadamente ao nível económico, cultural e turístico. Apoia o desenvolvimento regional e as culturas locais, através de várias vertentes do património cultural material e imaterial – artesanato, gastronomia, recursos naturais, atividades culturais e turísticas, entre outras, procurando evidenciar micro, pequenas e médias empresas nacionais, entidades e organismos oficiais ligados a projetos que visam a promoção e divulgação dos territórios, bem como a venda dos produtos regionais.


Promovida pela Fundação AIP em colaboração com o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, a FIA Lisboa realiza-se durante nove dias e vai contar com 30.000 m2 de exposição de artesanato nacional, internacional e com uma área da gastronomia.


A FIA vai já na 36ª edição e conta em 2024 com 500 expositores e 30 países representados. Viana do Castelo apresenta-se no Pavilhão 1 da FIL, onde vai estar representado o artesanato tradicional e contemporâneo de todo o país, incluindo as ilhas.


"Esta participação vianense apresenta-se num stand promocional de 18 m2 que aposta na divulgação turística do concelho, destacando a oferta de alojamento, restauração, serviços de animação turística, património natural e cultural, lazer, entre outros", indica nota da autarquia.


"Em destaque estará o artesanato tradicional com uma mostra dos Bordados de Viana Certificados e contando com a presença de uma das artesãs certificadas (Conceição Pimenta) a trabalhar ao vivo e a promover no dia 2 de julho um workshop de iniciação à arte de bordar, onde serão ensinados os pontos básicos deste bordado tradicional", revela. Também nos dias 29 e 30 junho, no stand do Município, serão realizados momentos de degustação de doces tradicionais de Viana do Castelo.


Tal como tem sido habitual nestes últimos anos, acrescenta, "a presença da Câmara Municipal de Viana do Castelo é também reforçada pela participação neste certame da Vianafestas, entidade promotora das festas do concelho, com um espaço de promoção da Romaria d’Agonia e da Feira de Artesanato de Viana do Castelo, o que dá uma maior visibilidade e notoriedade ao Município, neste evento que, no ano passado, foi visitado por mais de 43.000 pessoas."




0 comentário

Comments


bottom of page